O feitiço da Vila Planalto

O feitiço da Vila Planalto

Peixes e frutos do mar convivem bem com parrillas de carne uruguaia e comida caseira no bairro, que vem se firmando como um importante polo gastronômico de Brasília

Mariana Vieira Rebeca Oliveira Sara Campos Especial para o Correio
postado em 10/10/2014 00:00

Quem passa mais atento à Vila Planalto nem sequer vacila e logo abraça a boa gastronomia. Situada entre os palácios do Planalto e da Alvorada, a região chama a atenção pela diversidade. São quase 50 bares e restaurantes que atendem a todo tipo de público.

No endereço, um verdadeiro polo da boa mesa, encontra-se de tudo em pouco ; comida caseira (conhecida como comfort food), gastronomias mineira e nordestina, peixes e frutos do mar, além de sabores internacionais.

Tudo isso com duas vantagens: a proximidade do Lago Paranoá e da Esplanada dos Ministérios. ;Morava em outra região do DF e sentia falta daquele contato humano, de proximidade. Encontrei isso na Vila Planalto. As casinhas de madeira e os restaurantes daqui lembram cidades do interior, como Bambuí (MG), de onde eu vim;, conta a cozinheira e empresária Elza Regina Leonel, dona do restaurante Caminho de Minas.

O Fogão de Pedra, que existe desde 1996 é, nas contas da proprietária Elba Ferreira, um dos primeiros restaurantes de lá. ;Muitas cozinheiras e cozinheiros antigos na região vendiam só marmitas. Fui uma pioneira porque desde o início atendo aos clientes em uma loja física;, comenta.

Esta semana, o Divirta-se Mais apresenta as histórias e os sabores da região que há tanto tempo tem cativado os brasilienses. Tia Zélia, conhecida pelas marmitas de comida nordestina que conquistaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma das pessoas que não escondem a emoção ao falar da Vila Planalto.

;Para mim, esse lugar é um pedacinho do céu.; Descubra que a Vila não quer abafar ninguém, só mostrar que faz boa comida também!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação