Curtas

Curtas

postado em 13/11/2014 00:00


; Direitos humanos
EUA admitem
tortura contra ;terroristas;

A representante do governo norte-americano perante um comitê das Nações Unidas que investiga a prática de tortura admitiu ontem que as forças empenhadas na caçada a terroristas, após os atentados de 2001, ;cruzaram os limites; dos compromissos éticos do país no tratamento dos detidos na ofensiva contra a rede Al-Qaeda. ;A América está orgulhosa de seu papel no respeito, na promoção e na defesa dos direitos humanos e do estado de direito, tanto no próprio país quanto no mundo;, declarou a emissária de Washington, Mary McLeod, aos 10 membros do Comitê contra a Tortura, reunido em Genebra. ;Mas, após os ataques de 11 de setembro, infelizmente, nem sempre respeitamos os nossos valores;, admitiu McLeod. ;Cruzamos o limite e assumimos a nossa responsabilidade;, acrescentou, citando as palavras do presidente Barack Obama. Os integrantes do comitê cobraram o pagamento de compensações às vítimas de abusos cometidos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, e questionaram a manutenção do centro de detenção na base de Guantánamo, em Cuba.



; Epidemia

5.160
Total de mortos pelo vírus ebola na epidemia iniciada neste ano, segundo balanço atualizado da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a agência da ONU, o total de casos diagnosticados da doença ultrapassou a marca de 14 mil, a grande maioria na África Ocidental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação