Entenda a correção

Entenda a correção

postado em 13/11/2014 00:00

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota não é atribuída diretamente ao número de itens corretos. Se o aluno acertou 80 questões, por exemplo, não significa que a nota dele será esta em uma prova que vale 100. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) usa como sistema para atribuir a média do candidato a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O modelo analisa a proficiência do participante, o conhecimento aplicado. Calcula, por exemplo, a probabilidade de a pessoa ter chutado determinadas questões e baseia a nota final em uma lógica.

A escolha desse processo é um dos parâmetros para aumentar a isonomia do Enem diante de uma prova de múltipla escolha. Mas a TRI não é fácil de entender. O professor de estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultor do Inep Dalton Andrade explica que o processo não leva em conta somente o número de acertos, mas também o de erros. ;É medido o conhecimento do participante. Em uma prova de múltipla escolha, você pode acertar uma questão sem saber a resposta? Sim. Então, é muito mais esperado que o candidato siga uma lógica. Quem responde por conhecimento, não erra questões fáceis e acerta difíceis;, diz o especialista.

Como o sistema da TRI leva em conta o padrão de respostas, dois participantes com o mesmo escore podem receber valores diferentes de proficiência. Andrade dá um exemplo didático de como funciona: ;Imagine que duas pessoas acertaram 20 questões. Uma delas acertou as 20 com grau de dificuldade mais baixo e errou as outras mais difícieis. A outra, teve êxito nas 20 com grau mais difícil e errou as questões mais fáceis. Dessas duas, quem respondeu usando o conhecimento? A primeira. Então, será ela a receber a nota mais alta;.

O cálculo usado no Enem é o mesmo tipo aplicado no exame de proficiência em língua inglesa (TOEFL). Administrado em 4,5 mil centros em 165 países, O TOEFL já avaliou mais de 25 milhões de alunos. Outro exame com avaliação parecida com a do Enem é o SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test), um certame educacional dos Estados Unidos, aplicado a estudantes do ensino médio. Ele é aplicado sete vezes ao ano e a existência de uma escala padrão possibilita a compração dos desempenhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação