Registros dos extremos

Registros dos extremos

Diego Ponce de Leon
postado em 19/11/2014 00:00
 (foto: Diego Bresani/Divulgação)
(foto: Diego Bresani/Divulgação)




Eventualmente, o fotógrafo brasiliense Diego Bresani acabou descoberto pelas mais diversas publicações, que passaram a convidá-lo para registrar personalidades nacionais. E, assim, Bresani esbarrou com pessoas que tanto respeita, mas igualmente com outras que não lhe causam qualquer admiração.

Caso do deputado federal e líder evangélico Jair Bolsonaro, conhecido pela campanha ferrenha contra os direitos das relações homoafetivas. ;Minha assistente ficou muito desconfortável com esse trabalho. Fisicamente. E o deputado não ajudou em nada;, recorda Brasani. O parlamentar não respeitou o horário combinado e atrasou em horas a sessão. ;Quando chegou, partiu logo para umas piadas sem graça. Não dei muita bola. Estava ali para fazer um trabalho e foi o que eu fiz.;

Na hora das fotos, a única imagem que passou bela cabeça de Bresani foi iluminar o deputado de tal modo a maximizar a sombra ao fundo, cobrindo a parede. Uma referência explícita a uma figura diabólica. Bolsonaro não se importou. ;Ele disse: ;Eu sei o que você está fazendo. Vá em frente;;. Trabalho encerrado, mas o sentimento não foi dos melhores. ;Saímos de lá com um peso grande. Uma energia estranha;, revela.

Nada parecido com o que se deu com outro deputado, o baiano Jean Wyllys, considerado o avesso de Bolsonaro, justamente por trabalhar em prol da comunidade gay. ;Ali foi o oposto. Teve um olho no olho. O Jean nos recebeu de braços abertos, com muito carinho. Foi uma sessão muito especial;.

Bresani não levanta bandeira, mas também não se importa em incorrer em certa militância. ;Quem me conhece, sabe no que acredito;, diz. O fotógrafo trabalha diretamente com temas relacionados a sexualidade e sempre esteve envolto por mentes ;evoluídas;, como ele define. Assim, aprendeu a respeitar seja quem quer esteja na frente de sua lente. ;Nem todo clique gera prazer. Como tudo nessa vida, certas coisas ou pessoas provocam mais ou menos satisfação;.

Entre outros, Bresani fotografou a ex-ministra da Cultura Marta Suplicy, o cabeleireiro Carlinhos Beauty, o ministro Dias Toffoli, a cantora Ellen Oléria, o poeta Nicolas Behr; Prazer ou trabalho? Anjos ou demônios?


www.correiobraziliense.com.br
Confira algumas personalidades registradas por Bresani




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação