Sabores e cores locais

Sabores e cores locais

postado em 19/11/2014 00:00
 (foto: Renato Alves/CB/D.A Press)
(foto: Renato Alves/CB/D.A Press)

A primeira vista que se tem de Charlottetown para quem chega de carro ou barco é a da marina, na parte mais baixa da cidade. No verão, ela concentra as mais badaladas atrações, com festivais de culinária e música.

Quem desembarca no porto encontra e Peake;s Quay, um restaurante com varanda panorâmica e vista para o mar, onde moluscos e crustáceos dominam o cardápio. Charlottetown tem muita lagosta, pescada diariamente no Atlântico (leia mais sobre a gastronomia da cidade nas páginas 4 e 5).

Embaixo do Peake;s Quay, há mais de uma dezena de pequenas lojas de lembrancinhas, voltadas aos turistas. Entre elas, vale destacar a PEI Dirt Shirt, que vende roupas tingidas com a areia vermelha da ilha. Roupas, bonés, bolsas e outros itens são lavados na água com barro. Isso mesmo! Vendem uma roupa com cara de suja, encardida ; e elas fazem o maior sucesso entre os turistas.

Caminhando pelos píeres, calçadas e na rua que margeia o porto, o turista se depara com muitas outras lojas de suvenires, bares e restaurantes, onde pode tomar uma cerveja gelada, experimentar um bom vinho, provar as especialidades de frutos do mar ou tomar aquele que, para os canadenses, é o melhor sorvete do Canadá, da ilha ou do mundo.

De fabricação local, os sorvetes da marca Cows trazem uma infinidade de sabores. Todos com gosto de sorvete caseiro com pedacinhos de frutas. As lojas da Cows oferecem uma série de suvenires da marca, que vão de brinquedos a camiseta com o logotipo da vaquinha. Quem preferir, pode até fazer um passeio guiado pela fábrica da sorveteria e conferir como são feitos os cremosos produtos dela.

Comes e bebes
Subindo até a Queen Street, a poucos metros do porto, há uma infinidade de restaurantes, um ao lado do outro. Um deles, o Sim;s, na esquina com Sydney Street, leva a fama de oferecer as famosas ostras de PEI. A mesma casa funciona como uma steak house. As ostras de PEI são vendidas a peso de ouro em alguns dos mais badalados restaurantes de Toronto e dos Estados Unidos.

Se o seu negócio é café e seus derivados, com lanches e doces, há ao menos meia dúzia deles em quatro quadras vizinhas, no centro de Charlottetown. Os mais aconchegantes e ocupados por locais e visitantes são o Casa Mia Café e o Leonhard;s. (RA)


Ponte
Em 31 de maio de 1997, a Prince Edward Island celebrou a abertura oficial da Ponte da Confederação. Com 12,9km, ela se estende até o Estreito de Northumberland e oferece acesso fácil do continente a Ilha, além das balsas e viagens aéreas.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação