Cenário de um clássico

Cenário de um clássico

postado em 19/11/2014 00:00
 (foto: Wikimedia/Divulgação)
(foto: Wikimedia/Divulgação)

Para muitos estrangeiros, Prince Edward Island (PEI) remete a Anne of Green Gables, um clássico da literatura canadense. Publicado no Brasil sob os títulos Anne Shirley e Anne de Green Gables, é um romance da escritora L. M. Montgomery, lançado pela primeira vez em 1908. Foi escrito como ficção para leitores de todas as idades, mas nas últimas décadas tem sido considerado principalmente um livro infantil.

Com mais de 50 milhões de cópias vendidas em 40 idiomas, a história narra o crescimento e as aventuras de Anne Shirley, uma menina órfã enviada para uma fazenda em PEI. Parte do marketing turístico de ilha é baseado nessa ficção.

Os fãs da história têm como maior atrativo a Green Gables, fazenda que pertenceu à família de Lucy Maud Montgomery e inspirou o livro de Anne. Localizada em Cavendish, área rural do condado de Queens County, no centro da ilha, é patrimônio histórico canadense.

Ainda em Cavendish, o parque temático de Avonlea, e a loja Cavendish Figurines têm enfeites para que turistas possam se vestir como personagens do livro a fim de posarem para fotos. Lojas de suvenires por toda a ilha oferecem numerosos alimentos e produtos baseados em detalhes dos romances. São comuns chapéus de palha femininos costurados com tranças vermelhas, assim como garrafas de refrigerante de framboesa.

Em Charlottetown, o Confederation Centre of the Arts tem apresentado o musical Anne of Green Gables no palco principal a cada verão nos últimos 50 anos. (RA)



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação