Da teoria à prática

Da teoria à prática

No país para ensinar as técnicas milenares da modalidade, mestre tailandês vai interromper as orientações e disputar o Campeonato Brasileiro e Sul-Americano, no Cruzeiro, de amanhã a domingo

JÉSSICA RAPHAELA
postado em 20/11/2014 00:00
 (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press - 23/10/14)
(foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press - 23/10/14)


No Brasil há quase um mês, Deaw Patsanon está mais familiarizado com a cultura local. O mestre tailandês viajou por seis estados, além do DF, a convite da Liga Brasileira, ensinando técnicas da milenar arte marcial originada em seu país. Nesta semana, no entanto, ele dá um tempo nos ensinamentos para colocar a teoria em prática. Deaw vai lutar no Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Muay Thai, que ocorrerá de amanhã a domingo, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. O mestre fará a luta mais esperada do torneio, diante do cearense Cauê Alisson, no sábado.

Se todos querem ver o estrangeiro lutar ; até o embaixador da Tailândia, Pitchayaphant Charnbhumidol, confirmou presença ;, nada melhor do que colocá-lo no principal torneio da modalidade. Segundo o atleta, será a oportunidade de mostrar como é a prática tradicional do muay thai. ;Os brasileiros usam muito a força para lutar, enquanto na Tailândia usamos mais técnica, pensamos antes de agir. Vai ser bom fazer essa luta para que os brasileiros entendam como lutamos;, explica.

Escolhido para enfrentar Deaw, o cearense Cauê Alisson, 31 anos, se sentiu lisonjeado. ;A responsabilidade de representar o Brasil é grande e fico feliz por ter sido convidado para essa luta;, diz. Os dois adversários já se conhecem, mas nunca tiveram contato no tatame. Em visita à Tailândia, Cauê conheceu Deaw e sua academia.

No total, 24 atletas disputam o profissional, enquanto 128 lutam pelo amador. Participam competidores de 15 estados, além de Tailândia, Peru e Paraguai. Entre os brasilienses, há seis profissionais. Um deles é Daniel Santos de Aquino, de 21 anos, campeão sul-americano em 2012. O lutador da zona rural de Brazlândia contou com a ajuda de Deaw Patsanon no último mês. ;Meu nível subiu muito, sinto que minha força aumentou e estou mais ágil nessas últimas semanas;, conta o atleta, que pretende treinar em 2015 na Tailândia.

Programe-se

Campeonato Brasileiro e
Sul-Americano de Muay Thai*
Dias: de amanhã a domingo
Local: Ginásio de Esportes
do Cruzeiro

Amanhã
16h30 Pesagem, no Terraço Shopping
19h Lutas do amador

Sábado
9h Lutas do amador
18h30 Lutas do profissional

Domingo
9h Finais do amador
*Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação