Fim da pontuação dobrada

Fim da pontuação dobrada

postado em 04/12/2014 00:00
 (foto: Nelson Almeida/AFP - 9/11/14
)
(foto: Nelson Almeida/AFP - 9/11/14 )


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou, ontem, o calendário da temporada de 2015 da Fórmula 1, categoria de elite mundial. O campeonato do próximo ano terá 21 corridas, com o retorno do Grande Prêmio da Coreia do Sul à programação, e abolirá a pontuação dobrada na etapa final. Neste ano, o GP de Abu Dhabi, prova que encerrou a temporada, valeu o dobro de pontos do restante das corridas. A iniciativa foi adotada pela categoria para estender à rodada final do ano a disputa pelo título, que acabou nas mãos do britânico Lewis Hamilton.

O Grande Prêmio da Coreia do Sul ainda aparece como provisório na lista divulgada pela FIA. A expectativa é que o circuito de Yeongam, palco de provas da F-1 de 2010 a 2013, abrigue a quarta corrida do Mundial de 2015. A temporada será iniciada na Austrália e terá prosseguimento com corridas na Malásia e na China. O Barein é a quinta etapa. Assim como em 2014, o Brasil receberá a penúltima prova, em 15 de novembro. O campeonato será encerrado com o GP de Abu Dhabi, em 29 de novembro.

Mudanças
A FIA anunciou, ainda, outras mudanças em seu regulamento esportivo. Além da introdução do safety car virtual, troca nas unidades de potência completas não acarretará mais em punição automática. Em vez disso, os castigos serão baseados nos componentes danificados de cada motor. Punições com perda de posições no grid não serão mais cumulativas entre provas. Se um piloto não tiver postos o suficiente para perder e pagar sua pena, ele cumprirá penalizações durante a própria corrida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação