Curtas

Curtas

postado em 01/01/2015 00:00
 (foto: AFP)
(foto: AFP)


; PALESTINOS
HAMAS DENUNCIA
FRACASSO DE
MAHMUD ABBAS


O movimento fundamentalista islâmico Hamas citou o fracasso do presidente palestino, Mahmud Abbas, após a rejeição no Conselho de Segurança da ONU de uma resolução que pedia o fim da ocupação israelense. ;É uma decisão unilateral de Abu Mazen (Abbas), que sequestrou o processo de tomada de decisão palestino;, disse à agência France-Presse Fawzi Barhum, porta-voz do Hamas em Gaza. Abbas anunciou, ontem, que pedirá a adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional (TPI), o que permitiria denunciar as autoridades israelenses pelos ;crimes de guerra; dos quais são acusadas. Em Yatta, na Cisjordânia, colonos judeus lançaram, na noite de terça-feira, vários artefatos incendiários contra a casa de uma família palestina, provocando graves danos. Sete pessoas, entre elas cinco crianças, estavam no local, mas ninguém ficou ferido.

; ARÁBIA SAUDITA
AOS 91 ANOS,
REI ABDULLAH
É HOSPITALIZADO




O rei Abdullah da Arábia Saudita (foto) foi hospitalizado em Riad para se submeter a exames médicos, anunciou o gabinete real em um breve comunicado. Aos 91 anos e com a saúde frágil, o monarca ingressou na unidade médica Rei Abdulaziz da Guarda Republicana, de acordo com o texto oficial, que não oferece detalhes sobre a gravidade do quadro de Abdullah. As aparições públicas do rei, que dirige o primeiro país exportador mundial de petróleo, são cada vez mais escassas. Nos compromissos de Estado, ele tem sido representado pelo príncipe herdeiro, Salman Ben Abdel Aziz, de 77 anos.


; CHILE
MINISTRA SAI
APÓS POLÊMICA
SOBRE ABORTO

A ministra chilena da Saúde, Helia Molina, renunciou após dar declarações sobre o aborto entre as filhas das famílias ricas do Chile. ;Devemos informar que a ministra Molina apresentou a renúncia para evitar polêmicas desnecessárias que possam prejudicar o governo;, disse o porta-voz oficial do Palácio de La Moneda, Álvaro Elizalde. Em entrevista ao jornal La Segunda, Molina declarou que ;em todas as clínicas cuicas (da elite), as famílias conservadoras realizam abortos em suas filhas;. Molina é a primeira ministra do governo de Michelle Bachelet a abandonar o cargo, 10 meses após a posse da presidente socialista. O Chile é um dos poucos países do mundo onde o aborto segue proibido, sob qualquer forma.


; GUANTÁNAMO
CINCO PRESOS
TRANSFERIDOS
AO CAZAQUISTÃO


Dois tunisianos e três iemenitas foram transferidos da prisão de Guantánamo ao Cazaquistão, anunciou o Pentágono. Os cinco prisioneiros, que nunca foram julgados e foram declarados ;liberáveis; em 2010, passaram mais de 11 anos na prisão da base naval americana, em Cuba. Eles foram levados em um voo militar dos Estados Unidos e chegaram ao Cazaquistão às 2h15 de ontem (hora de Brasília). O presidente Barack Obama prometeu fechar Guantánamo, criada para abrigar suspeitos de terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação