Item obrigatório a partir de hoje

Item obrigatório a partir de hoje

» Thiago Ventura
postado em 01/01/2015 00:00
 (foto: Nando Chiappetta /DP/D.A Press)
(foto: Nando Chiappetta /DP/D.A Press)


Entra em vigor hoje o artigo da Resolução n; 333 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que torna obrigatório para todos os veículos o uso do extintor de incêndio do tipo ABC. Motoristas flagrados sem o equipamento cometem infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 172,69. O veículo ficará retido até que a situação seja regularizada.

Todos os veículos fabricados a partir de 2005 já vêm com o extintor ABC de série. Contudo, os modelos anteriores a 2004 poderiam ainda utilizar o tipo BC, que é mais barato. Em 6 de novembro de 2009, foi publicada a resolução n; 333 que alterou detalhes do assunto. Na época, estava permitido o uso do extintor de pó BC até o vencimento da validade do teste hidrostático. Contudo, fixou em 1; de janeiro de 2015 a obrigatoriedade do tipo ABC para todos os veículos.

O equipamento é obrigatório para automóveis, utilitários, caminhonetes, caminhões, triciclo automotor de cabine fechada, ônibus, veículos de transporte inflamável e reboques com carga acima de 6 toneladas. O peso do extintor varia de 1kg a 6kg de acordo com o tamanho do veículo.

O administrador Leonardo Gioia, 34 anos, tem um Ford Fiesta GL do ano 2000, mas, como soube da obrigatoriedade, aproveitou e trocou em agosto pelo modelo exigido. ;Felizmente, nunca precisei usar, mas acho útil, principalmente em pequenos incêndios. Meu carro está velhinho, mas tem um valor sentimental;.

Validade
O extintor ABC possui múltipla atuação sobre o incêndio, isolando materiais combustíveis (classe A), além de combater líquidos inflamáveis (classe B) e fogo nos equipamentos elétricos (classe C). O extintor BC atuava apenas nos dois últimos. A carga do ABC tem duração de cinco anos. Além da obrigação de ter o item, também estará sujeito às mesmas penalidades o motorista flagrado com extintor vencido, violado ou vazio.

Em alguns postos de combustível e lojas de troca de óleo é comum vendedores oferecerem um novo item. Se o preço estiver muito baixo, desconfie: pode ser o modelo BC. Mesmo que a validade esteja para além deste ano, o motorista pode ser autuado. Compre somente o tipo ABC, que deve possuir a indicação expressa no cilindro.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação