37 dias de agonia

37 dias de agonia

postado em 12/01/2015 00:00
Após a vitória de Tancredo, deu-se início os dias de incerteza sobre seu estado de saúde. A posse estava marcada para 15 de março de 1985. No dia 14, no entanto, Tancredo passou pela primeira cirurgia. No livro Quando a política vale a pena, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dedicou um capítulo ao avô e conta que estava com ele no dia anterior à diplomação, quando ele passou mal. Ele diz que, após participar de uma missa na Catedral de Brasília, Tancredo relatou fortes dores no intestino e os médicos decidiram que ele deveria ser operado. Ele tinha diverticulite, uma inflamação no órgão.

;Meu avô vinha esticando o sacrifício das dores solitárias e sigilosas, em obediência a um contexto político ainda sujeito a turbulências de última hora, delicada transição que somente se consolidaria em definitivo no dia seguinte;, escreveu Aécio. O senador conta que o avô chegou a pedir para ser operado só após tomar posse, com receio de que setores dos militares criassem uma forma de dificultar ou impedir a transição. Ele não conseguiu ser empossado, mas, antes de ir para a cirurgia, assinou os atos de nomeação dos ministérios, para que a equipe fosse finalmente alterada e desse início aos trabalhos.

Aquele foi o primeiro de uma série de 38 dias de agonia, mais de 10 cirurgias e problemas no pulmão que, além da diverticulite, culminaram na morte de Tancredo, em 21 de abril. A presidente eleito havia sido transferido de Brasília para o Instituto do Coração, em São Paulo. O vice-presidente, José Sarney, que havia deixado de apoiar o governo militar para compor a chapa com Tancredo, assumiu no lugar dele.

Houve, na época, e segue até hoje, uma discussão se Sarney era mesmo quem deveria ter assumido. Isso porque o vice é acionado quando já está empossado, o que não chegou a acontecer. Alguns juristas defendiam que Ulysses, então presidente da Câmara, deveria ficar no lugar de Tancredo. Mesmo assim, ele seguiu o compromisso assumido de convocar a assembleia constituinte e chamar as eleições diretas em 1989. (JC)

7
Número de cirurgias pelas quais Tancredo passou em 37 dias

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação