Suzy Capó, 52 anos, produtora cultural

Suzy Capó, 52 anos, produtora cultural

postado em 12/01/2015 00:00




A produtora cultural e atriz Suzy Capó, 52 anos, foi encontrada morta no fim da tarde do último sábado dentro de seu apartamento, em São Paulo. Suzy era cofundadora do Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade, além de ser uma das disseminadoras da temática da diversidade sexual no audiovisual. O corpo da produtora deve chegar hoje a Brasília e está previsto para ser enterrado amanhã no Cemitério Campo da Boa Esperança, na Asa Sul.

Nascida nos Estados Unidos, ela veio cedo para a capital e passou boa parte da vida ao lado da família. Formou-se em jornalismo pela Universidade de Brasília e participou de diversos grupos teatrais da cidade. Entre eles, o Pitu, onde dividiu o tablado com o diretor uruguaio Hugo Rodas. ;Suzy foi uma grande companheira. Era uma pessoa inteligente e sensível. Trabalhamos juntos desde o começo do grupo e atuamos em vários espetáculos. Quero me lembrar dela como uma figura presente, de sorriso largo, uma mulher inteligente;, afirma Rodas.

Um dos espetáculos de maior destaque foi Gota d;água. Mas Suzy também esteve em outras montagens na capital, como João e Maria, em que atuou com a amiga Carmem Moretzsohn. ;Ela tinha uma maneira de atuar que era surpreendente. Foi uma das melhores atrizes que já vi atuando. Era impressionante. Ela conseguia dar alma ao personagem. Era uma mulher de muito talento, criatividade e força;, define a amiga.

Parceiro de Suzy no Festival Mix Brasil, André Fischer conta que a produtora foi fundamental na inserção das questões LGBT na cultura. Nos últimos anos, a jornalista havia se mudado para a capital paulista e dedicado a vida à união dessa causa com o cinema. ;Ela pensou uma maneira de fazer política LGBT por meio da cultura. Ela era de um brilhantismo intelectual e tinha essa vontade de viver a vida ao extremo;, disse emocionado Fischer. (AI)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação