
A três dias do inÃcio da celebração da paixão e ressurreição de Jesus Cristo, fiéis se preparam para a semana santa. Entre as principais celebrações estão as vias-sacras encenadas (veja Programe-se). A mais tradicional delas é a do Morro da Capelinha, em Planaltina. No ano passado, 100 mil pessoas participaram da via-crúcis. Neste ano, o espetáculo será diminuÃdo em virtude da redução da verba destinada pelo GDF ; a organização recebeu R$ 500 mil, um terço dos recursos. Por isso, cenários e figurinos serão reaproveitados. ;A qualidade continua, mas tivemos de cortar muitos eventos relacionados à semana santa. Desta vez, só teremos a via-sacra. Além disso, os shows de abertura e encerramento serão feitos por bandas locais, que aceitaram tocar sem pagamento de cachê;, explicou o coordenador do evento, Leonardo Magalhães.
No entanto, a via-sacra de Taguatinga, a segunda mais importante da capital, não ocorrerá, pela primeira vez em quase 25 anos. Os ensaios começaram no fim do ano passado, mas, por causa da dificuldade de caixa, nenhum valor foi repassado para a produção. ;Reunimo-nos duas vezes com o vice-governador e pedimos a destinação de, pelo menos, um terço da verba do ano passado, mas disseram não ter condições. Por isso, não temos como montar estrutura, som, telões e recursos pirotécnicos;, lamentou.
Em São Sebastião, a 20; edição da via-sacra local está garantida. Diferentemente do grupo de Planaltina, a equipe não levou verba da Secretaria de Cultura, mas segue com a programação e prevê atrair cerca de 20 mil pessoas. ;Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, dentro das nossas possibilidades;, afirmou a organizadora, Amanda Werneck. A falta de apoio financeiro os obrigou a reciclar o material usado em anos anteriores. ;Mas o que mais nos preocupa é a segurança do público, pois o GDF não nos deu nenhuma garantia de que teremos policiamento ou ambulâncias. Estamos contando com a ajuda do governo para que tudo dê certo;, afirmou a vice-coordenadora, Viviane Xavier.
No Recanto das Emas, a encenação acontece há 15 anos, promovida pela Paróquia São Gabriel. A produção conta com 200 voluntários e, neste ano, pretende receber cerca de 5 mil pessoas. O evento acontecerá no estacionamento da igreja, na QR 201. A encenação ganhou apoio da iniciativa privada.
Alternativas
O secretário de Cultura, Guilherme Reis, afirmou que o apoio à s vias-sacras é importante, simbolicamente. ;GostarÃamos de ter ajudado todas as de caráter cultural, mas, neste momento, a escassez de recurso não permitiu. Decidimos apoiar, então, a mais tradicional e antiga e que mobiliza o maior público. A de Planaltina é um grandioso teatro a céu aberto;, disse.
Em todas as igrejas do DF, os horários das missas foram expandidos. O único dia em que a Igreja Católica não realiza essas celebrações é a Sexta-feira Santa. No horário da Paixão de Cristo, às 15h, as paróquias fazem um momento especial para a palavra de Deus e adoração à Santa Cruz. No sábado de aleluia, exalta-se a luz de Cristo. A Páscoa é a grande comemoração da ressurreição do filho de Deus, com até quatro missas em alguns locais.
Aqueles que seguem outras crenças poderão encontrar atrações como retiro, meditação e músicas no Distrito Federal e nos arredores da capital.
Metrô
O sistema metroviário funcionará na sexta-feira em horário de feriado, das 7h às 19h. No fim de semana, o atendimento será normal, das 6h às 23h30 (sábado) e das 7h às 19h (domingo). A tarifa custa R$ 2 no feriado de sexta-feira, no sábado e no domingo.
Retiros na Chapada
Para quem não professa a fé cristã ou vai aproveitar o feriado longe de BrasÃlia, uma opção é ir para Alto ParaÃso (GO). A cidade recebe dois retiros, um na área urbana e outro em uma fazenda. O Lama Santem coordena o encontro Nascendo no lótus: o caminho do Bodisatva, do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, na Casa de Cultura da cidade. O tema é a motivação como fator fundamental para o exercÃcio do budismo. Na Pousada ParaÃso dos Pândavas, ocorre o retiro de ioga. Durante os quatro dias de feriado, os participantes praticam a técnica, assistem a palestras sobre meditação e realizam passeios pela natureza.
Programe-se
Vias-sacras
Via-sacra de Planaltina
3 de abril
16h
Morro da Capelinha
Via-sacra de São Sebastião
3 de abril
18h
Morro Bela Vista
Via-sacra do Recanto das Emas
3 de abril
15h
Paróquia São Gabriel Arcanjo,
na QR 201, Lote 19
Via-sacra do Gama
3 de abril
20h
Estacionamento da Paróquia São Sebastião - A/E 2
Outros eventos religiosos
Auto da Paixão de Cristo
3 de abril
18h
Paróquia São Judas Tadeu, EQNL 9/11, A/E 22, Conjunto J, Taguatinga
Paixão de Cristo ; O musical
3 de abril
9h
Catedral Rainha da Paz
Escola de Profetas
2 e 6 de abril
Igreja Comunidade das Nações
Programação completa em www.comunidadedasnacoes.com.br/escoladeprofetas. Mais informações: (61) 3346-2121
Na Catedral Metropolitana de BrasÃlia
Quinta-feira Santa
2 de março
Das 9h às 20h, com adoração
até a 0h
Sexta-feira da Paixão
3 de março
15h
Celebração da Paixão de Cristo, presidida por dom Sergio da Rocha
Sábado de Aleluia
Solene VigÃlia Pascal
4 de março
20h
Missas de domingo de Páscoa
10h30 e 18h
Retiros
Retiro Orientado da
Comunidade Shalom
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 3244- 6459
Retiro de Semana Santa da
Comunidade Obra de Maria
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 3386-6999
Retiro do Centro de Estudos
Budistas Bodisatva (CEBB), com o Lama Santem
Casa de Cultura de Alto ParaÃso (GO), na Avenida Ary Valadão Filho, em frente à Câmara Municipal
De 3 a 5 de abril
Sexta-feira e sábado, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 20h às 21h30. Domingo, das 9h às 12h.
Informações: (61) 8218-2823
Retiro de ioga ParaÃso dos Pândavas
De 2 a 5 de abril
Informações: (61) 9108-2009
Pousada ParaÃso dos Pândavas, em Alto ParaÃso (GO)