IR - Tire suas dúvidas

IR - Tire suas dúvidas

Na hora de preencher o formulário do Imposto de Renda, sempre surgem várias dúvidas, que atrasam a entrega da documentação. A pedido do Correio, consultores responderam às perguntas mais frequentes dos leitores.

Mande os seus questionamentos para o e-mail economia.df@dabr.com.br. As respostas serão dadas por técnicos da IOB Sage
postado em 31/03/2015 00:00

  • Sou isento de declaração de Imposto de Renda, não tendo, portanto, obrigação legal de declarar. Também sou dependente do meu pai em sua declaração. No entanto, por equívoco do meu pai, ele acabou declarando meu IR como se eu fosse o titular, ou seja, ele fez uma declaração para mim, separada da dele. Agora, meu pai não consegue entregar a declaração do IR dele porque consta que estou como dependente: o sistema pede que ele me exclua da lista de dependentes porque tenho uma declaração própria como titular. Fui até uma unidade da Receita Federal, e me informaram que eu preciso fazer um requerimento solicitando o cancelamento da minha declaração por motivo de engano, mas a Receita demora, no mínimo, três meses para proceder o cancelamento. Como meu pai tem até 30 de abril para declarar o IR, caso o cancelamento da minha declaração não tenha sido feito até então, ele terá um prejuízo significativo, visto que não me terá como dependente para fazer os abatimentos no imposto. O que devemos fazer?
    ; Trakxos T.

    Seu pai deve excluir o dependente e apresentar a declaração. Quando for feito o cancelamento de sua declaração pela Receita Federal, seu pai faz a retificação da declaração, incluindo o dependente.


  • Gostaria de saber como faço para declarar um imóvel, recebido em doação no ano passado. O bem pertencia ao meu pai e ele fez a doação em vida, com usufruto, mas o imóvel foi partilhado entre os três filhos. Como deve ser feita a declaração, já que o imóvel será partilhado de forma igualitária?
    ; Cláudia Sanz

    Na ficha ;Bens e Direitos;, informe o percentual de sua participação no imóvel, indicando que foi recebido em doação, com usufruto de seu pai. Na linha 10 da ficha ;Rendimentos Isentos e Não Tributáveis;, informe o valor de sua parte no imóvel.


  • Como devo declarar bens que ficaram para mim no divórcio judicial? E qual é o valor que devo atribuir aos imóveis: o do formal da partilha ou o informado no IR do ano anterior?
    ; Ana Luiza R.

    Na ficha ;Bens e Direitos;, informe os imóveis, indicando que foram obtidos pelo divórcio. No campo ;Situação em 31/12/2014;, informe o valor constante do formal de partilha. Na ficha ;Rendimentos Isentos e Não Tributáveis;, informe o mesmo valor na linha 17.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação