Simples assim

Simples assim

Rebeca Oliveira
postado em 03/04/2015 00:00
 (foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)



Cogumelos: proteína vegetal

Antigamente, quando se falava em cogumelos no país, a primeira imagem que vinha à mente era uma conserva de champignon. Hoje, o ingrediente encontra-se em plena ascensão na gastronomia brasileira e pode ser encontrado em uma infinidade de preparos. Os tipos paris, shitake e shimeji são os que mais frequentemente ;batem ponto; em cozinhas brasilienses.

o ingrediente ; independentemente do tipo ; tem baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas. ;Empatado com o grão de bico, o cogumelo é a primeira alternativa de quem está cortando carne vermelha da alimentação. Isso se deve ao teor proteico e à riqueza de vitaminas, sobretudo as do complexo B;, comenta Gabriela Andrade, professora de gastronomia na Kaza Chique e nos cursos de pós-graduação da UniEuro.

Na cozinha vegetariana, os cogumelos sempre foram indispensáveis. E, há alguns anos, têm conquistado espaço cativo em outras cozinhas. Apesar desse avanço, o consumo ainda é tímido se comparado a outros países: enquanto, em terras tupiniquins, a média é de 160g por ano, em países com a França, ultrapassa os 2kg ao ano.


Sugestões da chef

Confira algumas instruções de Gabriela Andrade na hora de preparar cogumelos:

; Preste atenção à data de validade: cogumelos devem ser consumidos em, no máximo, 10 dias após a colheita.

; Ao escolher o item, descarte os que tenham água na embalagem ou que estejam com coloração escurecida demais.

; Antes de guardá-los sob refrigeração, limpe com papel toalha umedecido ou escova de cerdas macias. ;Só lave se for prepará-los imediatamente, pois eles são porosos e absorvem umidade;, explica Gabriela.

; Uma das maneiras mais práticas de prepará-los é salteado no azeite e ervas frescas. Manjericão e alecrim combinam bem com o sabor do fungo.


RECEITA

Risoto de quinoa com trio de cogumelos (Serve 4 pessoas)


Ingredientes
; 300g de quinoa
; 600ml de caldo de legumes
; Azeite a gosto
; 1/2 cebola picada
; 3 dentes de alho picados
; 100g de cogumelo-de-paris fatiado
; 100g de shitake fatiado
; 100g de shimeji fatiado
; 80g de tomate cereja cortados ao meio
; 80g de castanha do Pará picadas
; 100g de creme de leite
; 100g de parmesão ralado finamente
; Salsa picada finamente
; Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Cozinhe os grãos de quinoa no caldo de legumes por de 15 a 20 minutos. Escorra e reserve. Refogue no azeite a cebola e, em seguida, o alho. Acrescente os cogumelos e mexa até murcharem. Caso seja necessário, acrescente mais azeite. Coloque a quinoa seguida do tomate e da castanha-do-Pará. Finalize com o creme de leite e o parmesão. Acerte os temperos e acrescente salsa picada.

Sugestão de apresentação
Cestinha de parmesão

; Coloque 200g de parmesão ralado numa frigideira antiaderente. Quando começar a derreter, desligue a frigideira e repouse o queijo sobre um recipiente do tamanho desejado para a cestinha. Espere esfriar e coloque o risoto dentro da cestinha.

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