De olho nos pedágios

De olho nos pedágios

postado em 17/05/2015 00:00
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
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(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )


A importância social e econômica das rodovias que nascem no Distrito Federal despertou o interesse da iniciativa privada ;não só dos arredores como da própria pista. Várias vias que cortam a capital federal estão sob concessão. A BR-060 e a BR-040 estão terminando a construção da praça de pedágio para a cobrança a cada 100km. A BR-070 e a BR-080 ainda estão sob responsabilidade do Dnit. Os valores devem variar de R$ 2,80 a R$ 8 por local. Somente na BR-060, entre Goiânia e Brasília, a estimativa é que passem, média, 52 mil carros diariamente.

O caminhoneiro Márcio Veiga Ribeiro, 39 anos, trafega pelas estradas brasileiras há 22 anos, quando herdou do pai o ofício. Para ele, o pedágio vai elevar o peso do frete. ;A cobrança será por eixo, o que vai deixar o transporte mais caro. O problema de pagar a taxa é que a gente continua arcando com os impostos. A cobrança só aumenta;, reclama. Com experiência na estrada, Mário sabe como ninguém os problemas das pistas brasileiras ; e o que é preciso para melhorá-las.

Segundo ele, a qualidade das vias subiu, inclusive com as diversas obras de duplicação. Porém, no quesito segurança, as estradas viraram terreno árido. ;O roubo de carga cresceu demais. Eu penso muito na mercadoria que vou transportar por conta do perigo;, afirma. Na última quinta-feira, ele estava com uma carga de sabão em pó, e o valor do produto transportado o deixava preocupado.

Gentileza
Embora a infraestrutura da estrada tenha melhorado, Márcio sente saudades de algumas práticas que estão sumindo das estradas, como a gentileza. ;Antes, a gente chegava ao posto e podia estacionar, tomar banho, fazer a comida. Agora, tem muito posto que só deixa parar se comercializar com ele. Tudo ficou muito em cima do dinheiro;, lembra.

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