Lições para a infância

Lições para a infância

postado em 18/05/2015 00:00
 (foto: Editora Record/Reprodução)
(foto: Editora Record/Reprodução)

Em O para sempre de Pedrina e Tunico, Claudio Fragata mostra a história de um garoto que tem a vida transformada com a chegada de Pedrina, senhora já idosa que vai trabalhar na casa dele. Após certo tempo, o neto dela, Tunico, também passa a morar com eles e torna-se o melhor amigo do protagonista.


Com uma linguagem simples e voltada para crianças, Fragata mostra a amizade de dois garotos de classes sociais diferentes e os desdobramentos da relação. Juntos, eles descobrem o mundo e conhecem as barreiras que muitos insistem em criar. ;Naquele dia, descobri que as pessoas podiam julgar as outras apenas pela cor da pele. (;) Para mim, o lugar de Tunico era comigo, amigo e amigo, amigões;, diz o menino.


Além de questionar os preconceitos sociais e raciais, a obra também fala sobre partidas. Quando Tunico vai embora com a avó Pedrina, o protagonista descobre o que é saudade.


As ilustrações são do caricaturista e artista plástico Gonzalo Cárcamo. Radicado no Brasil desde 1976, o chileno já trabalhou em conjunto com a Walt Disney e tem trabalhos em livros de Gabriel García Márquez, Machado de Assis e Eça de Queiroz.

O para sempre de Pedrina e Tunico
Livro de Claudio Fragata, com ilustrações de Cárcamo. Record, 36 páginas. Preço médio: R$ 32.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação