ARI CUNHA

ARI CUNHA

Desde 1960 Visto, lido e ouvido

aricunha@dabr.com.br com Circe Cunha / circecunha.df@dabr.com.br
postado em 27/05/2015 00:00
#Corrupçãonão


Diz a prudência que não se deve brigar com homens de saias, numa referência a juízes e membros da Igreja. Ao que tudo indica, o conselho não vem sendo acatado pelos políticos de um modo geral. Para uma República que parece viver clima de fim de feira, com os cargos públicos transformados em xepa e distribuídos à mancheia para pacificar as bases famintas, o contra-ataque dos políticos às autoridades responsáveis pela condução da Operação Lava-Jato soa, no mínimo, como indício de culpa. O ex-presidente Lula, usando de ironia com relação aos métodos adotados pelas igrejas neopentecostais, lembrou em palestra que os sindicalistas escolhem o caminho mais fácil ao culpar o governo por tudo, da mesma forma que os pastores acusam o diabo por tudo de ruim que acomete o ser humano. A resposta irada dos pastores não tardou a se multiplicar nas redes sociais, o que pode ter como efeito imediato uma debandada do rebanho de evangélicos das hostes petistas.


A frase que não foi pronunciada

;Ser político é esta coisa que nos diz que a política não presta.;
Alguém murmurando na Esplanada dos Ministérios


CAR
; O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Recuperação Ambiental passam aos produtores a ideia de que a adesão ao cadastro é a forma juridicamente mais segura. Para regularizar áreas de interesse social e utilidade pública, a intenção é a recuperação das áreas degradadas. É preciso monitorar a iniciativa para que não se perca o objetivo.


Esclarecimento
; Por intermédio de Agnaldo Bocchino, recebemos o desabafo de Aline Menezes sobre o aumento concedido aos servidores do Poder Judiciário Federal, caso o PLC 28/2015 seja aprovado em plenário e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.


Ponto 1
; O salário mínimo, em 2006, equivalia a R$ 350. O atual salário mínimo é R$ 788 ; um aumento de 125% em nove anos.


Ponto 2
; Os servidores do Judiciário estão sem aumento real há nove anos. A inflação brasileira, no período compreendido entre abril de 2006 e abril de 2015, alcançou 56,03%, segundo o IBGE.


Ponto 3
; O aumento de 78% será parcelado em três anos, com prestações semestrais. Ele vem acompanhado de um reajuste equivalente em relação aos valores pagos pelos servidores a título de Imposto de Renda e PSS, o que fará com que a média, em dezembro de 2017, fique entre 28% e 35% do atual salário líquido dos servidores, ou seja, em dezembro de 2017, um servidor receberá, em média, 33% a mais do que recebia em 2006, na época do último aumento.


Ponto 4
; Em 11 anos, uma correção anual de 3% ; o que não fica longe de superar a inflação do período que, em seu índice mais baixo, verificado em 2007, atingiu 2,998% ao ano (considerando a média de aumento de 3% ao ano, o reajuste ficou abaixo da inflação em todos os anos de 2006 até 2015, com exceção de 2007).


Ponto 5
; Vale lembrar que os planos salariais só existem pela falta de data-base anual para a correção dos salários da categoria


Ponto 6
; O que acontece,. na realidade, é que quem trabalha de verdade é bombardeado por cobranças internas e externas com respeito à produtividade, sofrendo, por muitas vezes, diversos tipos de assédio moral.


Ponto 7
; Trabalho sem estímulo, estressante, rotineiro é marca registrada no serviço público. As políticas internas de motivação são pífias. A sensação que impera entre os servidores é que se transformaram em números esperando pela aposentadoria.


Ponto 8
; Cada vez maior o número de trabalhadores pedindo remédio para tratamentos de alto custo.


Ponto 9
; Já os idosos que conseguem, por meio de processos que correm na Justiça Federal, aposentadorias inicialmente negadas pelo INSS.


Ponto 10
; Continua a missiva, com a intromissão da colunista que conclui. O Brasil não é um país de todos. O Brasil não é uma pátria educadora e não há, neste momento, como transformar a espada em arado. À luta, Justiça!



História de Brasília

A ;Shell Brazil;, agora, está escrevendo ;Shell Brasil;. Este ;esse; vai nos custar muito dinheiro, no preço da gasolina. (Publicado em 16/8/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação