ARI CUNHA

ARI CUNHA

Desde 1960 Visto, lido e ouvido

aricunha@dabr.com.br com Circe Cunha / circecunha.df@dabr.com.br
postado em 10/06/2015 00:00
Escola e palanque político

Está no ar discussão seriíssima sobre a ideologização política no sistema de ensino de todo o país. O assunto trazido ao debate, na Câmara dos Deputados, pelo PL n; 867/2015, do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), propõe, entre outras medidas, a inclusão nas diretrizes e bases da educação nacional do Programa Escola sem Partido.

A empreitada legal promete debate pra lá de acalorado, principalmente quando se tem presente a tendência de os sindicatos, em todo o país, pautarem discussões políticas dentro das escolas, mormente as relativas à situação de penúria vivida pelos estabelecimentos de ensino e pelos professores.

Pelo projeto, no art. 3;, ;são vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica, bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes;.

Durante a realização de audiência pública, foi levantada a questão real da existência de certo viés ideológico de esquerda dos educadores brasileiros, por conta da própria formação pedagógica. Paulo Freire, citado como patrono da educação brasileira e seguido por muitos professores país afora, possui em suas obras, ao lado da inegável qualidade dos escritos e pensamentos, teses que apontam para o campo político da esquerda. Os livros didáticos, seguidos pelas escolas, em sua maioria, ainda empregam questões polêmicas que induzem à orientação em sentido único, inclusive menosprezando quaisquer outros direcionamentos.

Para o autor do projeto, é preciso que a sala de aula seja espaço de debate e não de catecismo ideológico. De qualquer forma, a discussão está lançada, sendo necessário, agora, encontrar o caminho do meio para que as escolas não sejam amordaçadas nem resvalem para o maniqueísmo entre direita e esquerda. É preciso ter em mente ainda que a verdadeira educação se eleva muito andares acima da discussão ideológica ou de quaisquer outras opções individuais.


A frase que foi pronunciada

;De cabeça fervendo só sai frase gelada.;

Elias Amorim, secretário da editoria de Opinião do CB



Alternativa
; Inscrições para o 48; Congresso Brasileiro de Fitopatologia está movimentando Brasília. Vários especialistas de dezenas de países vão se encontrar em São Paulo, na cidade de São Pedro. Grupos estão se reunindo, na capital federal, para não perder a oportunidade. As inscrições vão até 19 de junho e o encontro será entre 10 e 14 de agosto.


Diga lá
; Se você fica esbravejando em frente à tevê quando o assunto é a medida provisória que o governo editou para a renegociação das dívidas dos clubes de futebol, agora é a sua chance. A Câmara dos Deputados abriu as portas para você opinar pelo telefone 0800 619 619 e pelo Twitter @participacaopop.


Paraequestre
; Sérgio Oliva, funcionário do TJDFT, conseguiu unir o tribunal em uma só voz. É que ele está a um passo para conquistar vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem.


Plano de saúde
; É bem organizada, avisa sobre débitos e geralmente cumpre o contrato. Como as boas notícias se espalham entre os clientes, a Administradora de Planos de Saúde Qualicorp resolveu investir para ampliar a carteira de beneficiários em Brasília. As campanhas publicitárias estão traçadas.


La Chaumi;re
; Severino continua o mesmo. Atencioso e competente. É claro que há a importante parcela de responsabilidade nos segredos do tempero da dona Maria das Graças Xavier. O certo é que um almoço por lá é certeza de dia agradável.


História de Brasília

Uma nota do nosso Carlos Rodrigues diz que a Paranoá Implementos Agrícolas endereçou, dia 12, uma carta à subprefeitura do Núcleo Bandeirante, desistindo dos lotes que havia reservado na Asa Norte. (Publicado em 17/8/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação