ARI CUNHA

ARI CUNHA

Desde 1960 Visto, lido e ouvido

aricunha@dabr.com.br com Circe Cunha / circecunha.df@dabr.com.br
postado em 20/06/2015 00:00
És natureza

;Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras; (São Francisco). Aos dez mandamentos, entregues por Deus a Moisés no monte Horebe, o papa Francisco fez acrescentar o décimo primeiro: ;não poluirás;.

Seguindo a trilha aberta por São Francisco de Assis, o primeiro ecologista cristão, o papa escolheu como tema de sua longa carta encíclica Laudato si a preservação do planeta, chamado nesse documento de casa comum. A atualidade e amplitude dessa questão chega à luz num momento particularmente delicado para o mundo, quando, após anos de alertas feitos pelos mais renomados especialistas em meio ambiente, os terráqueos começam a sentir na pele os efeitos das alterações bruscas no clima do planeta, cuja extensão e consequências ainda não se conhecem com exatidão.

Chamada de Encíclica Verde, o documento da Igreja se inicia com uma crítica à noção enganosa de que como proprietários do planeta, estávamos automaticamente, autorizados a saqueá-lo em proveito próprio, indiferentes às próximas gerações e a todos quanto não possuem acesso aos bens da Terra.

Na carta, o papa lembra que o mundo, assim como a própria vida, deve ser protegido das várias formas de degradação. Para ele, ;o progresso humano autêntico possui um caráter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural.; Ao mencionar São Francisco, de quem herdou nome, o papa lembrou que, tal qual o santo, devemos imitá-lo em seu exemplo.

;Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem esta abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos.; As mudanças nos atuais paradigmas do planeta só virão, na visão do pontífice, se conseguirmos ;unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral.;



A frase que foi pronunciada

;Quanto mais nobre um homem é, mais difícil para ele suspeitar de inferioridade nos outros.;
Marcos Tulius


Discussão
; Só quem enfrenta esse problema sabe as dificuldades que vêm pela frente. Em audiência pública no parlamento brasileiro, um debate sobre a luta antimanicomial trouxe várias informações importantes que poderão gerar
novas políticas públicas no país.


Mudanças
; Antes da reforma psiquiátrica, o cuidado era centrado na internação em hospital psiquiátrico. Agora, a criação de ampla rede de cuidado em saúde foi implementada dando atendimento que visa a inserção do paciente no mercado de trabalho, conquistando a independência.


Trabalho
; Bill Clinton tinha um assessor direto que era esquizofrênico. Há listas de gente famosa que toma medicamento e vive normalmente. Graças à substituição da lógica da instituição pela ampliação das práticas de saberes, muita gente é
resgatada desse limbo. O Ministério da Saúde e a equipe do ministro Chioro têm exercido importante papel nesse sentido.


Fuga
; Andrea Schneider, da valorizada Nova Friburgo, denuncia que facções criminosas adotam prática que preocupa. Criam empresas para dar emprego aos parceiros ligados ao crime. Com a documentação aprovada, os bandidos saem da cadeia para trabalhar espalhando o terror e a violência.


Crime
; Uma das iniciativas do combate ao crime em Nova Friburgo foi a parceria com a universidade local para o cumprimento de serviços burocráticos, que podem ser feitos por alunos de direito nas delegacias. O efetivo nas ruas faz mais pela cidade.



História de Brasília

Logo mais haverá água no Setor Automobilístico de Taguatinga. Os canos já estão sendo plantados. Falta, agora, a luz que todos reclamam. Há unidade absoluta de ponto de vista de todos, é o que nos informa o ;prefeitinho; Bahout. (Publicado em 17/8/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação