Eixo capital

Eixo capital

Ana maria campos/anacampos.df@dabr.com.br
postado em 20/06/2015 00:00
Bancada do barulho

Desde o início da legislatura, a bancada de deputados federais do DF conquistou espaço de visibilidade na Câmara dos Deputados, ao liderarem debates prá lá de controversos. Laerte Bessa (PR) é o relator da PEC da Maioridade Penal. Alberto Fraga (DEM-DF), presidente da CPI do Sistema Carcerário. Izalci Lucas (PSDB) integra a CPI da Petrobras. Ronaldo Fonseca (Pros) é o relator do Estatuto da Família, e Rogério Rosso (PSB), lidera a bancada do PSD. Rosso é ainda autor de um dos mais polêmicos projetos do ano, o que criminaliza a cristofobia, ao tornar hediondo o ato de atacar e profanar imagens religiosas.



Emocionado

Na festa de posse, algumas pessoas perguntaram a Sérgio Sampaio sobre o parentesco dele com o ex-presidente do Tribunal de Contas do DF Paulo César de Ávila e Silva (foto). O conselheiro aposentado é sogro de um dos irmãos dele. A amizade é grande. Ao saber pela filha, a juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, da nomeação de Sérgio para a Casa Civil, Ávila se emocionou. Por causa de um problema de saúde, ele está com dificuldades de se comunicar. Mas deixou cair uma lágrima.




Primos

Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida tem o mesmo sobrenome do presidente do Metrô-DF, Marcelo Contreiras de Almeida Dourado. Os dois são primos. Antes de aceitar o convite para a Casa Civil, Sampaio fez uma consulta jurídica para avaliar se a nomeação poderia ser enquadrada em caso de nepotismo. Mas o entendimento foi de que não se enquadra na resolução do Supremo Tribunal Federal porque primos são parentes de quarto grau. A regra fala em vedações em até terceiro grau.



Número dois

O número dois da Casa Civil já está escolhido e também é funcionário de carreira da Câmara dos Deputados. Será o consultor de orçamento Fábio Rodrigues Pereira (foto), ex-diretor de Recursos Humanos da Casa. Com as mudanças na estrutura da equipe, Fábio será o secretário
adjunto da Casa Civil.




EU RECOMENDO

Thiago Jarjour, Subsecretário de Empreendedorismo do DF

;Aproveitando o embalo do show que aconteceu no domingo passado, o Viva Tim Maia, recomendo os eventos culturais e musicais gratuitos que vêm ocupando os espaços públicos de Brasília. Domingo passado, os brasilienses deram espetáculo de civismo, educação e alegria contagiante, cantando com empolgação e nostalgia as músicas de Tim Maia interpretadas por Ivete Sangalo e Criolo. Como músico e amante da cultura, minha torcida é para que tenhamos mais iniciativas do tipo e, sobretudo, para que segmentos da iniciativa privada dispostos a patrocinar espetáculos culturais apareçam. Nossa cidade agradece.;




A pergunta que não quer calar;.

A presidente Dilma Rousseff vai vetar ou sancionar o artigo da MP 668 que isenta a Terracap do pagamento de impostos federais, um dispositivo que permite uma economia no caixa da empresa e do GDF da ordem de R$ 120 milhões?




Em novo papel

Sob a batuta do diretor Alexandre Ribondi, a promotora de Justiça Alessandra Queiroga (foto) entra em cena, neste fim de semana, com a peça O pecado da alegria. Para quem está acostumado a vê-la no papel de fiscal dos recursos públicos, será uma novidade encontrá-la hoje e amanhã no palco do Teatro Goldoni.




Casamento do poder

O casamento de Marcela Paes Oliveira, filha do senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), com Ricardo Fenelon Júnior, na casa da família da noiva, no Lago Sul, será quase uma reunião da cúpula do PMDB e do comando do país. Já foram confirmados o vice-presidente da República, Michel Temer, e os presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e a primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, também estão entre os convidados.



História em fotos

Chegou ao Terraço Shopping a exposição itinerante de fotografias que retratam os 40 anos das Organizações PaulOOctavio. A mostra é uma viagem cronológica que conta a trajetória do grupo, em 25 painéis. As imagens vão de 1975 até os dias atuais.








Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação