Previdência internacional

Previdência internacional

» JULIA CHAIB
postado em 01/07/2015 00:00




O Brasil e os Estados Unidos assinaram o Acordo Bilateral da Previdência Social, que possibilita o reconhecimento das contribuições feitas por brasileiros no país norte-americano, e vice-versa. O documento prevê também o aproveitamento do tempo de contribuição em cada país a fim de se atingir o necessário para usufruto de benefícios previdenciários. Hoje, cerca de 1,4 milhão de brasileiros moram nos Estados Unidos. O Brasil tem acordos do tipo com mais de 16 nações.

As empresas comemoraram a iniciativa. Estudo da Apex aponta que haverá uma economia de US$ 900 milhões a companhias de ambos os países em seis anos. ;O acordo acaba com a burocracia. Quando o expatriado vai para os EUA, ele e a empresa recolhem os encargos e têm de mandar para os dois países. Havia uma duplicidade desnecessária;, disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação