Para todas as idades

Para todas as idades

postado em 23/07/2015 00:00
As lições do empreendedorismo na educação podem atingir todos os graus de escolaridade. Prova disso é o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que inclui ações do ensino fundamental ao superior. Na educação básica, o principal objetivo da entidade é inserir o empreendedorismo como tema transversal.

;Essa metodologia, que chamamos de Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), tem como objetivo despertar e fortalecer o espírito empreendedor nesses jovens e estimular o protagonismo juvenil na busca de uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho;, explica Claudia Aparecida Ferreira, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae. A parceria não tem custos para a escola. Um instrutor do Sebrae vai até a instituição e capacita os professores para aplicar a metodologia em sala. O próprio colégio determina em qual disciplina incluirá o conteúdo.

Engajamento
A ação empreendedora é um dos eixos desenvolvidos na Agência de Talentos Cesas, em que escola pública de educação de jovens e adultos (EJA). O projeto teve início este ano, com o objetivo de reduzir o grande índice de evasão desta etapa do ensino. ;Um dos elementos que está muito ligado a isso é a necessidade real desse jovem ou adulto de entrar ou permanecer no mercado de trabalho;, explica o professor Virgínio Beltrami, responsável pelo projeto. ;Temos alunos de 17 ou 18 anos que já começam a sofrer a pressão da família para conseguir um emprego e o adulto que já está inserido no mercado de trabalho ou precisa se inserir para sustentar a família;, exemplifica.

O projeto oferece oficinas de modelagem de negócio e, no próximo semestre, a intenção é promover uma feira de artesanato. Além do empreendedorismo, a agência dá orientações a quem pretende cursar o ensino superior e àqueles que têm como foco a educação profissional. Até servidores do colégio recebem orientação profissional. A iniciativa também despertou o interesse de outros professores, que se ofereceram para ajudar, eles vão ensinar a escrever um currículo e uma carta de apresentação e como participar de uma entrevista.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação