Espaço Renato Russo será reformado

Espaço Renato Russo será reformado

Secretaria de Cultura anuncia projeto de reativação de um dos complexos culturais mais importantes da capital. A reinauguração está prevista para 2016

» Vanessa Aquino
postado em 23/07/2015 00:00
 (foto: Diego Ponce de Leon/CB/D.A Press - 1/6/14)
(foto: Diego Ponce de Leon/CB/D.A Press - 1/6/14)





O Espaço Cultural Renato Russo, fechado desde janeiro deste ano por determinação dos Bombeiros e da Agefis, será reformado em breve. No local, até então interditado por falta de alvará de funcionamento, há um cartaz indicando que está desativado para reforma. O orçamento inicial era de R$ 30 milhões, mas a Secretaria de Cultura readequou os custos da reforma, que ficará em R$ 7,6 milhões. O complexo cultural, que abriga a Rádio Cultura FM e o Teatro Galpão, foi lançado em 1993 e está localizado na 508 Sul.

O dinheiro, cedido pela Terracap, cobrirá as reformas estruturais necessárias para que o espaço se adeque às exigências de segurança feitas pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Agefis. Também está prevista a reforma na parte elétrica, a construção de camarim e de um elevador com acessibilidade.

;Queria fazer uma consulta pública para saber se era aquilo mesmo que a população queria. Neste momento, por falta de dinheiro( e tendo esse recurso da Terracap), foi feito um projeto adequado ao orçamento disponível;, explica o secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis.

Segundo a previsão da Secretaria de Cultura, a obra está planejada para os últimos meses de 2016, com entrega ainda no mesmo ano. Com isso, a população receberá espaços que ajudarão a fomentar a cena cultural da cidade, como por exemplo, o teatro Galpão ; palco de peças nacionais e internacionais e local de grande importância para gerações de atores da cidade. Também será reativada a sala Marco Antônio Guimarães, que poderá ser usada para cinema, dança e teatro, além da sala multiuso. Projetos de acústica, iluminação e instalações cênicas serão executados. ;Fiquei muito feliz. A cidade estava querendo isso. O movimento cultural esperava que devolvêssemos aquele espaço e ele está fazendo falta;, diz o secretário.

O projeto do governo anterior previa a construção de um novo centro cultural. Na opinião do secretário de Cultura, Guilherme Reis, o projeto necessitava de algumas revisões. ;O projeto está guardado e não será executado agora, pois tiveram que se adaptar à realidade orçamentária atual.;

Memória
Ponto de resistência foi abandonado

O complexo arquitetônico do Espaço Cultural 508 Sul foi inaugurado em 13 de setembro de 1993. O primeiro edifício que deu origem ao espaço cultural, que começou a se estabelecer na década de 1970, situava-se num setor destinado ao comércio, com galpões de estocagem de materiais de um lado, pela W2, e área de comércio, atendimento e administração voltada para a W3. Hoje, o espaço está situado no meio da Asa Sul, numa das quadras que ; junto com as 107/108, 507 e 707/708 Sul ; formam o quadrilátero da primeira Unidade de Vizinhança, prevista no Plano Piloto do arquiteto e urbanista Lucio Costa. Neste ano, um grupo pediu apoio em uma pedição on-line para transformar o espaço em um memorial para Renato Russo.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação