Al-Qaeda sequestra rebeldes na Síria

Al-Qaeda sequestra rebeldes na Síria

postado em 01/08/2015 00:00

Combatentes da Al-Qaeda na Síria lançaram um ataque, ontem, contra a sede de um grupo rebelde sírio treinado pelos Estados Unidos no norte do país. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo menos 11 pessoas morreram durante os confrontos. A Frente Al-Nusra, facção criada pela rede terrorista Al-Qaeda, que também reivindicou o sequestro de rebeldes sírios nesta semana, atacou a sede da Divisão 30, ao norte da província de Aleppo. Os enfrentamentos tiveram início logo depois da ofensiva dos terroristas.

Na última quarta-feira, os extremistas da Al-Nusra sequestraram oito militantes sírios treinados pelos Estados Unidos na Turquia para confrontar o Estado Islâmico (EI). O sequestro ocorreu quando os combatentes retornavam de uma reunião em Azaz, seu quartel-general e uma localidade próxima à província síria de Aleppo (norte), onde foi discutida uma coordenação militar com outros grupos rebeldes contra os jihadistas na parte nordeste da região.

Moderados

O chefe Nadim Al-Hassan, coronel turcomano que desertou do exército, e sete de seus comandandos faziam parte de um grupo de 54 combatentes que entraram na Síria duas semanas atrás, após receberem treinamento norte-americano.

A Al-Nusra acusa Washington de recrutar ;forças do que denomina ;oposição moderada;;, a fim de realizar um programa de treinamento dirigido pela Agência Central de Inteligência (CIA). Essa unidade treinada pelos Estados Unidos é formada, em sua maioria, por turcomanos e por rebeldes moderados pró-americanos expulsos pela Al-Nusra das posições que controlavam na Síria.

8

Total de combatentes sírios treinados pela CIA na Turquia que foram capturados pela Frente Al-Nusra


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação