Quem é Gal Costa?

Quem é Gal Costa?

» Paula Braga Especial para o Correio
postado em 01/08/2015 00:00
 (foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)
(foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)

Musa da MPB

Pouca gente vai reconhecer o nome Maria da Graça Costa Penna Burgos, mas a voz dela é impossível de confundir! Esse é o nome completo da cantora Gal Costa, como é mais conhecida. Ela é dona de uma das mais belas vozes da música popular brasileira e, neste ano, completou, 50 anos de carreira.

Mas a proximidade de Gal com a música começou antes mesmo de nascer: durante toda a gravidez, a mãe dela passou horas concentrada ouvindo música clássica para que a criança que ia nascer começasse a gostar de música. Antes de soltar o vozeirão por aí, ela trabalhou como balconista em uma importante loja de discos em Salvador.

Foi por volta da década de1960, quando tinha 19 anos, que Gal começou a fazer sucesso. As músicas e o estilo dela foram influenciados por outros grandes nomes da época, como João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil e pelas grandes cantoras do rádio. Desde então, ela não parou mais e já lançou mais de 30 álbuns.

A fama da cantora não ficou somente no Brasil: em 2001, ela tornou-se a primeira e única brasileira a entrar para a lista da fama de uma importante casa de show em Nova York. O último álbum dela se chama Estratosférica e foi lançado neste ano. Mallu Magalhães, Marcelo Camelo, Criolo e Milton Nascimento são alguns dos cantores que participam do trabalho mais recente de Gal Gosta. E ela não vai parar por aí: um filme que conta a história e mostra imagens dos shows da cantora está sendo preparado para ser lançado no ano que vem.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação