Abertura da BR é autorizada

Abertura da BR é autorizada

Simone Kafruni
postado em 08/08/2015 00:00
A oferta pública de ações (IPO, sigla em inglês) da BR Distribuidora depende apenas de condições favoráveis do mercado de capitais. Em fato relevante, a Petrobras anunciou ontem que o Conselho de Administração autorizou o protocolo de registro de IPO e de companhia aberta da BR na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O mercado estima que a petroleira consiga captar R$ 25 bilhões com a venda dos papéis da subsidiária.

;Todos os atos necessários para a realização da oferta estarão sujeitos à aprovação dos órgãos internos da Petrobras e da Petrobras Distribuidora, bem como à análise e à aprovação dos respectivos entes reguladores, supervisores e fiscalizadores;, afirmou em nota. A Petrobras disse, ainda, que a comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta. ;A realização (do IPO) dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional;, completou.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, o momento não é adequado. ;A Bolsa está indo muito mal. E tudo vai depender também de como será a modelagem. A Petrobras tinha que transmitir para o mercado que está abrindo o capital da BR porque isso é o melhor para a empresa. Mas o acionista majoritário (governo) mostra que só está fazendo isso porque é obrigado;, avaliou.

Sobre a modelagem, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, chegou a afirmar que poderá ser um IPO regular, ou buscar um sócio estratégico. Para Bendine, a BR é um ativo de extrema relevância e o mercado tem interesse. Criada em 1971, a distribuidora já teve capital aberto. Atualmente, possui uma rede de 7,5 mil postos de serviços em todos os estados e abastece 10 mil grandes clientes entre indústrias, termelétricas, companhias de aviação e frotas de veículos.

A petroleira contratou Citigroup, Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e BTG Pactual para conduzirem o IPO.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação