Unidos em favor do Centro-Oeste

Unidos em favor do Centro-Oeste

Rollemberg e governadores de estados da região encontram-se a fim de criar agência de desenvolvimento. Um dos objetivos é oferecer ambiente seguro ao empresariado

» MATHEUS TEIXEIRA
postado em 08/08/2015 00:00
 (foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)
(foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)



Com cinco governadores e o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, o chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg (PSB), participou, ontem, do Fórum dos Governadores do Brasil Central, em Cuiabá. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre os estados ; a ideia é trabalhar para a criação de uma agência de desenvolvimento entre as unidades da Federação. No encontro, ficou decidido que os representantes dos estados e do DF se reunirão mensalmente e que a sede da Agência Brasil Central, a ser criada, será em Brasília.

Uma das principais vantagens que a união dos Executivos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e DF podem trazer é em relação à criação de um ambiente seguro para o empresariado. ;Nós vamos deixar para trás o passado de guerra fiscal e investir na cooperação. Será um grande instrumento para o desenvolvimento regional;, acredita Rollemberg. O próximo encontro ocorrerá em tocantins, em 11 de setembro.

Legislativo


Além do socialista e da secretária de Planejamento, Leany Lemos, a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), esteve presente, assim como os chefes legislativos dos demais estados. Isso porque muitos acordos, principalmente em relação à cobrança de tributos, terão que ser aprovados pelos parlamentos locais. ;É uma iniciativa muito importante. Hoje, discutimos como será a gestão da agência, qual estado inicia como coordenador. A proposta é que funcione de forma rotativa;, revela Celina.

Técnicos e procuradores de Justiça dos estados e do DF ficaram responsáveis por escrever o documento que regulamentará a futura entidade. O modelo institucional deverá contemplar mecanismos para ações conjuntas em áreas importantes como educação, turismo, logística, indústria, agropecuária, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. ;Vamos atuar de forma conjunta. Na educação, poderemos fazer um grande programa de qualificação de professores, por exemplo. Trabalhando em cooperação fica mais barato para todo mundo;, detalha Rollemberg.

Magabeira Unger destaca a importância do evento. ;A formação do bloco é uma resolução histórica;, exalta. Segundo ele, o trabalho em união poderá levar melhorias em áreas importantes. ;A educação básica de qualidade é, sem dúvida, uma prioridade máxima, mas todos os temas são essenciais para as estratégias desenvolvimentistas;, ressaltou.


"Vamos atuar de forma conjunta. Na educação, poderemos fazer um grande programa de qualificação
de professores, por exemplo. Trabalhando em cooperação fica mais barato para todo mundo;


Rodrigo Rollemberg (PSB),

governador do DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação