Seguro e espaçoso

Seguro e espaçoso

Com fila de espera nas concessionárias, o HR-V figura como um dos SUVs mais vendidos no Brasil. Freio de estacionamento eletrônico, central multimídia e até entrada HDMI dão a pegada tecnológica ao carro

postado em 03/09/2015 00:00
 (foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)


Bonito como um coupé, espaçoso como uma minivan e resistente como um SUV. Talvez a reunião de todas essas características explique o motivo de o Honda HR-V figurar na segunda posição no ranking dos utilitários mais vendidos no país. O Veículos testou o modelo em Goiânia.
O HR-V possui motor 1.8 i-VTEC, transmissão CVT e tanque de combustível na posição central do carro, oferecendo mais conforto e comodidade aos passageiros. Nessa versão, o freio de mão foi retirado do console central e substituído pelo freio de estacionamento eletrônico. O SUV é o primeiro carro produzido no Brasil a trazer a tecnologia como componente de série.
A central multimídia também chama a atenção. Equipado com uma adaptação do Android, o sistema conta com GPS integrado de alta precisão, conectividade Bluetooth com voice tag, para chamadas de áudio, wi-fi e câmera de ré com três modos de visão.
O console central comporta duas entradas USB, uma entrada HDMI, e uma saída de força de 12V. O HDMI pode ser utilizado pelo usuário para espelhar dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones e câmeras digitais. Vale lembrar que, por questões de segurança, o espelhamento só funciona com o carro parado e o freio de mão eletrônico ativado. Apesar de não ser dual-zone, o ar-condicionado da HR-V é digital, com tela touch e tem três saídas de ar, com fluxos diferentes.





Espaçoso

Quando o quesito é segurança, a Honda não economiza. Os três modos de visão da câmera de ré (normal, widescreen e de cima para baixo) são de grande auxílio na hora de realizar balizas e estacionar em locais apertados. O veículo é equipado com air bags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, responsáveis por manter o carro parado por alguns segundos em declives, e freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD. Um dos diferenciais do SUV é a tecnologia Brake Hold, que também funciona como freio.
Espaço não é um problema para o HR-V. Até cinco pessoas ficam muito bem acomodadas nos 4.295mm de comprimento e 1.586mm de altura. Dependendo da posição dos bancos, o porta-malas pode passar de 437 litros para mais de mil litros de capacidade.
Na estrada, o HR-V não decepciona. Durante o test-drive, o SUV mostrou a firmeza e a segurança características da montadora. A direção elétrica oferece ao motorista um veículo extremamente leve e fácil de manobrar que, associado ao controle de estabilidade, apresenta a segurança e o conforto necessários.
(Com informações de Álef Calado)

Ficha técnica

Motor
1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne,
de 136/6.300 rpm e torque
de 17,4 x 5.000 kgfm (e)

Dimensões
4.294mm de comprimento; 1.586mm de largura;
e 1772mm de altura

Transmissão
CVT de sete velocidades

Direção
Elétrica

Porta-malas
437 litros

Suspensão
Dianteira McPherson e traseira barra de torção

Pneus/rodas
Liga leve de 17 polegadas

Freios
Quatro freios a disco com dois discos ventilados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação