Alta roda

Alta roda

por Fernando Calmon fernando@calmon.jor.br
postado em 03/09/2015 00:00


União e força

;Em 2015, completam-se 18 anos que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu a abrangência nacional da Inspeção Técnica Veicular;

Roberto Scaringella, engenheiro civil e jornalista, falecido em 2013, fundador da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo, ex-presidente do Conselho nacional de Trânsito (Contran) e conhecido por sua dedicação aos temas de segurança de trânsito, cunhou a frase: ;Justiça social não se confunde com a necessidade de Inspeção Técnica Veicular (ITV);. Ele se referia aos sucessivos adiamentos da ITV, em razão de muitos acharem injusto tirar de circulação veículos velhos, na realidade mal conservados. Seus donos não têm dinheiro para fazer manutenção e, com isso, evitar acidentes e diminuir a poluição, mas elegem políticos.
Em 2015, completam-se 18 anos que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu a abrangência nacional da inspeção. No 23; Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), realizado no fimdo mês passado em São Paulo, nada menos de 20 entidades assinaram, pela primeira vez, uma carta aberta que foi entregue ao representante do Ministério das Cidades, Aílton Brasiliense, sobre a urgente implantação, por todos os Estados, da ITV. Será que a maioridade do CTB agora será respeitada em meio à crise econômica e política?
O Simea, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, com mais de 1.200 participantes ao longo de dois dias, foi muito mais que isso. O escopo desta edição, Tecnologia e Conectividade Melhorando a Mobilidade, atraiu cerca de 60 trabalhos técnicos.

Uma das apresentações mais interessantes foi da Ericsson com seu projeto de tráfego conectado em nuvem. Trata-se de plataforma de Internet das Coisas para compartilhar anonimamente as condições de trânsito em tempo real entre veículos conectados e administradores de circulação em ruas e estradas, sem desrespeitar a privacidade das pessoas.
Para a Microsoft, o telefone celular é o novo painel do automóvel, capaz de informar, controlar e até assumir comandos antes exclusivos dos motoristas.
No Brasil, rodovias privatizadas, com taxa de pedágio, também vão implantar novas tecnologias para se chegar ao sistema ideal, com a cobrança por trecho percorrido. No futuro, ainda um pouco distante, as cabines de cobrança poderão ser substituídas por cortina de raios laser que ajudarão na identificação de cada veículo e o uso que fez da estrada. Afinal, espera-se que um dia o carro seja usado mais ;a passeio; em viagens e menos nos deslocamentos urbanos.

Pensando mais no presente, três empresas de autopeças apresentaram no Simea um novo sistema universal de partida a frio para motores flex quando usam etanol. Iniciativa da Mahle, criadora do inovador módulo de pré-aquecimento, contou com laboratórios da Continental para testes e gerenciamento eletrônico. Como é mais eficiente que os dispositivos atuais em termos de consumo de energia da bateria, emissões e economia de combustível, surgiu a ideia de incluir um novo catalisador de custo menor e para tanto a Umicore participou.
O projeto, idealizado por engenheiros brasileiros que dividiram conhecimentos sem visar vinculação entre as três empresas e a preço bastante competitivo, será oferecido a qualquer fabricante de motor com os atuais equipamentos de injeção indireta de etanol/gasolina (mais de 90% dos modelos à venda, hoje). União fez a força.


RODA VIVA

ADEUS
Confirmado o fim de produção do Celta (antecipada aqui), restam ainda em linha dois ;veteranos de guerra;: Chevrolet Classic (praticamente igual desde 1995) e Fiat Palio Fire (de 2006). Aquele sem data de aposentadoria e este deve parar em 2016 com a estreia do segundo subcompacto da Fiat. Primeiro deste segmento foi o 147, depois o Ford Ka original e agora VW up.!

DIVERSIDADE
A General Motors, em plano mundial, diversifica além dos motores de 3 cilindros de 1 a 1,5 L (aspirado e turbo). No seminário sobre inovações atuais e futuras em junho último, em Detroit, mostrou câmbios manuais de cinco, seis e sete marchas e três tipos de automáticos: CVT, DCT (dupla embreagem) e convencionais (epicíclico) de seis, oito e, em breve, dez marchas.

RECOMPRA
Terminou, depois de três anos e meio, a disputa na Justiça internacional entre a Suzuki e o Grupo VW. A marca japonesa queria recomprar dos alemães o lote de ações vendidas (19,9% do seu capital) em 2009 porque o acordo de transferências mútuas de tecnologias não funcionou a contento. O Tribunal deu ganhou de causa à Suzuki.

À LUZ DO DIA
Foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas ainda dependendo do Senado, a obrigatoriedade de uso de faróis durante o dia nas estradas. Há dúvidas sobre a exigência em países tropicais. Os EUA, com a maior frota de veículos do mundo e depois de longos estudos, recusaram a proposta. Bom mesmo são luzes de uso diurno (LEDs) que não se confundem com faróis comuns.

CORRIDA
A divisão Sport da Peugot criou o 308 Racing Cup, modelo de competição baseado no 308 Gti, versão esportiva do hatch francês. Equipado com o mesmo motor, porém com mais cavalos ; 308, tem uma aparência ainda mais agressiva. O spoiler traseiro foi inspirado na regulamentação do WTCC (Campeonato Mundial de Turismo, na sigla em inglês). O Racing Cup será vendido apenas na Europa a partir do fim de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação