A vida de Anne Frank

A vida de Anne Frank

Biografia conta detalhes sobre o dia a dia da jovem judia, autora de um dos livros mais lidos no mundo

» JULIANA ESPANHOL
postado em 12/09/2015 00:00
 (foto: Anne Frank House/Divulgação)
(foto: Anne Frank House/Divulgação)

No ano em que a morte de Anne Frank completa 70 anos, a garotinha judia que resistiu aos horrores da 2; Guerra Mundial com a ajuda de um diário ganha uma biografia direcionada ao público infantil. A autora do livro, a jornalista e escritora holandesa Janny van der Molen, esteve no Brasil no início do mês para lançar O mundo de Anne Frank, ilustrado por Martijn van der Linden. Ela participou de encontros literários em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de visitar a comunidade judaica daqui e conhecer projetos sociais inspirados pela história de Anne.

A publicação traz detalhes sobre o cotidiano da menina, como suas brincadeiras preferidas e a rotina antes da vida no esconderijo. Para escrevê-lo, Janny visitou os locais onde Anne viveu, recuperou fotos da família e esteve nos campos de concentração por onde ela passou ; primeiramente Auschwitz e, depois, Bergen-Belsen, onde ela morreu aos 15 anos de tifoide, uma doença transmitida por piolhos. O diário responsável por tornar Anne mundialmente famosa foi um presente que ela ganhou do pai em seu aniversário de 13 anos.

As atrocidades
Durante a guerra, os judeus eram levados para locais precários, onde eram submetidos a trabalhos forçados e tortura.


Saiba mais
O antigo esconderijo da família Frank, localizado em Amsterdã, é hoje um museu que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano.


Leia!
O mundo de Anne Frank: lá fora, a guerra
Janny van der Molen; ilustrações de Martijn van der Linden
Rocco Jovens Leitores
184 páginas
R$ 34,50 (e-book: R$ 22,50)



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação