Tudo vira carro

Tudo vira carro

Oficina de sonhos mostra o estúdio do mexicano Martín, que aceita os mais diversos pedidos para transformar os automóveis dos clientes

Ataide de Almeida Jr.
postado em 13/09/2015 00:00
 (foto: Discovery/Divulgação)
(foto: Discovery/Divulgação)






Transformar aquele carro velho, mas com grande valor sentimental, em uma joia sobre rodas é o sonho de muitos amantes do mundo automotivo. A televisão está aí para provar a veracidade dessa informação. Basta ligar o aparelho em qualquer dia da semana que, pelo menos, um programa está modificando um automóvel. A maior parte deles se passa nos Estados Unidos, com tem uma grande quantidade de relíquias. Mas em Oficina de sonhos, que estreia terça-feira, às 22h10, no Discovery Turbo, o cenário é Guadalajara, México.

Na oficina de Martín Vaca não existe projeto impossível. Com esse pensamento, o mecânico promete transformar qualquer automóvel ou, até mesmo, qualquer coisa que se queira, em um carro. Tanto é assim que eles já modificaram a fuselagem de um Boeing 727, que virou uma limusine; e um ônibus, que agora é um veículo inspirado em barco que ;flutua; sobre o asfalto.

Assim como boa parte dos reality shows do tipo, o Oficina de sonhos vai contar as histórias das pessoas que procuram Martín e sua equipe e querem modificar as suas preciosidades que estão há tempos paradas na garagem. Em oito episódios de uma hora, a série registra os detalhes de cada projeto ; desde a conversa inicial com o cliente e os esboços exclusivos feitos pelo próprio Martín, à correria para a viabilização das ideias malucas.

Já no primeiro episódio, chega à oficina um Hummer, que será convertido em uma limusine. Mas não vai ser simples, pois o cliente quer um teto solar panorâmico e três eixos traseiros. Para piorar, além desse trabalho, Martín tem um projeto pessoal em desenvolvimento: construir um minidragster com quatro cilindros. Ainda na mesma semana, ainda há problemas pessoais, já que a esposa do mecânico, quer reunir a família toda para um almoço dominical, mas não se encaixa na agenda lotada dele.

Em episódios posteriores, os fãs do seriado Chaves terão uma agradável surpresa. Um dos clientes da oficina de Martín é Edgar Vívar, mais conhecido por Sr. Barril de Paletó, ou melhor, Sr. Barriga. Vívar tem Chrevrolet 57, que vai passar por uma grande alteração. Nesse mesmo capítulo, há a transformação de um Mustang Mach 1.

Serviço
Oficina de sonhos

Toda terça-feira, às 22h10, no Discovery Turbo


Restauração completa
Para quem já quer começar a semana assistindo a restaurações de carro, vale a pena ficar ligado no episódio de Máquina do tempo, exibido às 21h, no History. Nesse capítulo, Rut e George tentam consertar um Ford F100 1964 infestado de insetos e que ficou exposto às intempéries por quatro anos. E depois, participam da corrida Winter Flurry Legends para ver quem é o melhor motorista. O apresentador e colecionador Rutledge Wood e o negociante e restaurador de veículos George Flanigen são exímios conhecedores de automóveis. Juntos, eles exploram os Estados Unidos em busca de clássicos. Wood e Flanigen compram e restauram os carros, dando aos seus antigos donos a chance de se apaixonarem novamente por seus ;xodós; e comprá-los de volta.

PERFIL
Martín Vaca

Martín começou a trabalhar na oficina aos 16 anos, ajudando o pai, de quem herdou o negócio e o estilo de administração: rigor e disciplina são as linhas mestras. Desde 1980 no comando, construiu a reputação de não recusar trabalho, por mais absurda que soe a proposta. Entre projetos simples, que tomam uma semana, a veículos especiais, que ocupam meses de atenção da equipe, aparecem as transformações de urgência, que fazem a equipe virar noites em claro para a entrega a tempo.

A equipe
Guillermo (El Marro)

Guillhermo trabalha na oficina há 20 anos e é ;um dos braços direitos; de Martín. Ele é o administrador e responsável por receber encomendas, fazer orçamentos, cobranças, as contas, além de manter contato com os clientes, e gerenciar os recursos da oficina. Um profissional leal e polivalente.



Oscar Mares (El Cala)
É o chefe da oficina e um dos funcionários-chave para Martín. Com 22 anos de casa, assume parte das responsabilidades técnicas das transformações: a mecânica e a funilaria dos projetos. Com temperamento difícil, põe medo nos subordinados. Não é raro vê-lo gritando com alguém enquanto inspeciona em detalhes o trabalho dos demais.



Felipe Navarro
Trabalha há 14 anos com Martín e é parte da tríade Marro-Cala-Navarro. Gerencia a parte de acabamento nos projetos: carpintaria, tapeçaria e elétrica. Apesar da personalidade forte, não é de levar problemas para casa. Faz o pente-fino nos veículos e, se encontra alguma falha mecânica, fala diretamente com Oscar.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação