Frita ou assada, a pedida é batata

Frita ou assada, a pedida é batata

Renata Rios
postado em 02/10/2015 00:00
 (foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

A batata é um ingrediente pra lá de versátil, podendo ser petisco ou prato principal. Sequinha e bem temperada, é quase irresistível. Nesta semana, a chef Maylla Ribeiro, do Café Gastrô, no UniCeub, ensina receitas simples para quem deseja comer batatas fritas à la fast-food.

a chef ressalta a importância de saber qual tipo de batata escolher para cada receita.

;Cada uma tem suas peculiaridades. A batata-inglesa, por exemplo, tem mais líquidos, enquanto a asterix tem menos. Por isso, na hora de fritar, a segunda costuma ficar melhor;, comenta a chef.

Para saber se a batata está al dente, espete o tubérculo com um garfo ou faca. A batata deve demorar um pouco para cair.


RECEITA

Batata frita com sal defumado e mix de pimentas asiáticas

Ingredientes





6 batatas-asterix
Mix de grãos de pimentas asiáticas a gosto
Sal defumado a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo

Corte as batatas em palitos e cozinhe até ficarem al dente. Tire do fogo, seque as batatas e congele em uma assadeira retangular. Em uma panela, coloque óleo suficiente para cobrir as batatas e aqueça até ficar bem quente. Coloque as batatas aos poucos e deixe-as no óleo quente até ficar douradas. Coloque o preparo em um prato com papel-toalha e tempere com o sal e as pimentas. Coloque na travessa e sirva quente.



Tournedo de filé-mignon com presunto de parma, batatas ao curry e cogumelos



Ingredientes

2 tournedos de filé-mingon
2 fatias de presunto de parma
3 batatas cortadas em quatro partes
100g de cogumelos variados Curry a gosto
Sal e azeite a gosto

Preparo

Sele os filés em uma frigideira bem quente com azeite e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Enrole os filés com o presunto e leve ao forno para dar o ponto desejado. Corte as batatas em quatro e pré-cozinhe para ficarem al dente. Escorra a água das batatas e coloque-as em uma fôrma. Tempere com azeite e salpique o curry. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Passe os cogumelos por uma frigideira com manteiga e deixe aproximadamente 6 minutos para cozinhar. Monte o prato e sirva.








Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação