Alternativas para um trânsito seguro

Alternativas para um trânsito seguro

postado em 31/10/2015 00:00
 (foto: André Violatti/Esp.CB/D.A Press - 13/10/15
)
(foto: André Violatti/Esp.CB/D.A Press - 13/10/15 )


Uma estatística aterradora, responsável por 42,2 mil mortes somente em 2013, as mortes no trânsito afetam especialmente quem anda sobre duas rodas ; com cerca de 37% dos casos ; ou pedestres vítimas de atropelamento ;aproximadamente 34% dos registros. Em meio às discussões sobre o avanço da legislação do setor e campanhas de educação que trouxeram resultados positivos, como o Paz no Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Grupo Diários Associados pretendem discutir alterativas para reduzir o número de acidentes no Seminário Urbanidade. O encontro ocorrerá no auditório do Correio, na terça-feira (3/11), e contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entre outros.

A Frente Parlamentar por um Trânsito mais Seguro (FPTS) e a seguradora Líder DPVAT são parcerias no evento, que terá nas mesas de discussão os parlamentares Eduardo Cury, ex-secretário de transportes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP); Hugo Leal, ex presidente do Detran/RJ; Arlindo Chinaglia, ex secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo; e Christiane Yered, ex presidente do Instituto Paz no Trânsito de Curitiba. Em nota, o ONVS afirma que pretende mapear a situação atual do país, apresentar boas práticas que sendo realizadas, e como podemos avançar em cada um dos eixos, para reduzir a violência nas vias.

Segurança
Durante os seminários, cinco painéis serão apresentados ; cada assunto pauta uma área que necessita de melhorias. De acordo com a assessoria do Observatório Nacional de Segurança Viária, os temas foram escolhidos com base na relação de segurança no trânsito da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). A abertura do seminário está programada para as 9h com o ministro Kassab.

A assessoria do OBNS informou ainda que agentes dos departamentos de segurança no trânsito foram convidados, além da sociedade civil. Os debates buscarão unir a opinião de especialistas técnicos em regência de vias e trânsito com áreas da pasta de saúde, do planejamento, a educação pública e a comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas pelo site do Correio em um link especialmente destinado ao evento. Além de gratuito, o seminário é aberto para a sociedade civil com 100 vagas ofertadas pela organização. O credenciamento está previsto para as 8h30.

Correio tem cinco entre os jornalistas mais admirados
Os jornalistas do Correio Ana Dubeux, Ana Maria Campos, Eduardo Militão, João Valadares e Vicente Nunes concorrem ao Prêmio Os Mais Admirados Jornalistas Brasileiros, promovido pelo Jornalistas e a Maxpress. A premiação elegerá os Top 10, Top 50 e Top 100 do país e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Passaram para a final e estarão no segundo turno 347 profissionais no Top Nacional e 216 nos Top Regionais. O colégio eleitoral é integrado por 48 mil profissionais, entre jornalistas de redação e executivos de comunicação corporativa de todo o país, e cada um deles poderá indicar, entre os finalistas, até 10 nomes nacionais e até cinco por região. O segundo turno vai até 18 de novembro e o resultado será divulgado em duas etapas: a nacional, em 25 de novembro; e a regional, em 2 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação