Para dançar como Beyoncé

Para dançar como Beyoncé

Rebeca Carvalho
postado em 31/10/2015 00:00
 (foto: YouTube/Reprodução)
(foto: YouTube/Reprodução)




Laurent e Larry Bourgeois ; conhecidos na indústria da dança como Les Twins, ou ;Os gêmeos; ; são facilmente reconhecíveis pelo black power e o estilo único de incorporar ao hip-hop alguns elementos da dança clássica. A dupla faz um workshop de dança hoje em Brasília e comprova por que, desde os 2 anos de idade, encanta quem acompanha suas performances energéticas. Assim, dão continuidade a uma história que começou na década de 1990, quando surpreendiam apenas aos moradores da pequena Sarcelles, comunidade no subúrbio francês.

A história dos dois poderia se limitar a de dançarinos que se dedicam ao freestyle nas horas vagas, enquanto batem ponto em um emprego convencional, se não tivessem contado com uma ajudinha do acaso na trajetória profissional. Mas eles não se levavam muito a sério. Em entrevistas, afirmaram que não acreditam no próprio potencial. Até que, em 2008, Laurent e Larry apostaram todas as fichas em um reality show francês chamado Incroyable talent.

Os vídeos foram parar na internet, que ficou alvoroçada com o talento dos jovens dançarinos. Dois anos depois, repetiram o feito em um concurso mundial de dança realizado em San Diego, nos Estados Unidos, quando, novamente ;quebraram; a web. A partir daí, os Les Twins tornaram-se um verdadeiro viral. As coreografias têm mais de 11 milhões de visualizações no YouTube. Em 2011, veio o primeiro convite que mudou a vida dos franceses. No auge da carreira, Beyoncé os convocou para subir com ela no palco do Billboard Awards, no Reino Unido.

Desde então, Laurent e Larry acompanham uma das maiores cantores do pop e R nas turnês mundiais. Diferentemente dos megashows com milhares de pessoas na plateia, em Brasília, Laurent e Larry farão um workshop intimista, em que dividirão conselhos técnicos e também pessoais. Em vídeo divulgado nas redes sociais, os franceses se mostraram empolgados com a vinda a cidade. ;Vai ser incrível;, disseram.

Fundadores do grupo de dança Criminalz Crew, os gêmeos têm como marca registrada o movimento clean, influenciado por dança contemporânea e clássica, característica comum a um estilo conhecido como new school, braço do freestyle. Forte na Europa, essa escola se difere do estilo old school, que se espelha diretamente em coreografias de festas e baladas das décadas de 1970 em diante. ;Eles misturam a dança suja, de curtição, como falamos nas ruas, a algo mais sofisticado;, explica Mateus Santana, 23, redator publicitário e dançarino das companhias New Old School e do Grupo Rota Brasil, ambos sediados em Taguatinga.



Meeting
Além da aula de dança com duração de 1h30, os gêmeos Laurent e Larry farão um encontro com os fãs por 30 minutos. O meeting dará acesso ao camarim dos artistas e a uma foto com ambos, tirada pela organização do evento. Não é permitido levar celular ou câmera fotográfica.



Polêmica no país
Em dezembro do ano passado, a dupla Les Twins fez uma visita ao Brasil para cumprir agenda profissional. Um dos eventos foi a participação no programa Legendários, apresentado por Marcos Mion. Na gravação da atração, tiveram um atrito com os bailarinos do MC Gui. Primeiro, porque se recusaram a tirar uma foto com o funkeiro brasileiro. Depois, porque se irritaram ao ver os dançarinos imitando alguns passos conhecidos feitos por eles, chamando-os de ;imitadores; e convocando-os a ter um estilo próprio.



Workshop Les Twins ; Dançarinos da Beyoncé
Hoje, às 16h, na Companhia Athletica (SCES, Tr. 2, Shopping Pier 21). Ingressos a R$ 195, à venda pelo site www.clubedoingresso.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação