Tubo de ensaio Fatos científicos da semana

Tubo de ensaio Fatos científicos da semana

postado em 28/11/2015 00:00
 (foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
(foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)


; Segunda-feira, 23
Anéis de Marte

Uma das duas luas de Marte, Phobos (foto), pode se desintegrar entre 20 milhões e 40 milhões de anos, e os detritos poderão, então, formar um anel ao redor do Planeta Vermelho, segundo um estudo publicado na revista Nature Geoscience. Phobos é a maior e mais próxima das duas luas de Marte, a outra sendo Deimos. A órbita de Phobos é uma espiral que vai se estreitando, aproximando-se inexoravelmente de Marte, contra quem, um dia, vai acabar se chocando. Os investigadores acreditam que os componentes menos densos da lua acabarão por se desintegrar quando o efeito da força da gravidade de Marte se tornar muito elevado. Em seguida, esses componentes devem se dispersar para formar um anel, com densidade semelhante aos anéis dos Saturno, compostos de poeira e gelo.



; Terça-feira, 24
Processo ambiental

O agricultor peruano Saúl Luciano Lliuya apresentou um recurso na Justiça da Alemanha contra a gigante da energia alemã RWE, acusando a empresa de ser parcialmente responsável pelo degelo dos glaciares nos Andes e de colocar em risco sua cidade, Huaraz, ameaçada por uma possível onda de inundações. A número um da Alemanha em energia e maior produtora de carvão da Europa ;produz uma grande quantidade de emissões de CO2, principalmente por meio de suas centrais elétricas de carvão, o que provoca um aumento da temperatura no mundo, causa o derretimento de geleiras e gera uma ameaça agravada aos bens de Luciano;, explicou sua advogada, Roda Verheyen. O agricultor pede 20 mil euros ao grupo alemão para financiar obras que permitam deixar Huaraz a salvo. Várias inundações têm causado mortes e destruição na cidade peruana.


Pouso bem-sucedido

A empresa norte-americana Blue Origin conseguiu pousar seu foguete depois de um voo não tripulado suborbital, anunciou Jeff Bezos, fundador da Amazon e responsável pela empresa aeroespacial privada. O foguete reutilizável New Shepard, que também compreende uma cápsula pressurizada capaz de transportar seis pessoas, realizou um teste a 101km de altitude. Após o retorno, ele pousou sem problemas perto do local do lançamento, no Texas, no sul dos Estados Unidos. O lançador desacoplou o motor a cerca de 1,5 mil metros para frear sua descida, numa velocidade que alcançava os 7.000km/h. Assim, conseguiu pousar quase no mesmo lugar de onde havia decolado.



; Quarta-feira, 25
100 anos da Teoria
da Relatividade Geral

Na última quarta-feira, completaram-se 100 anos da publicação das chamadas equações de Einstein, na qual o físico alemão propôs sua famosa Teoria da Relatividade Geral, segundo a qual o movimento acelerado é relativo ao observador, e a inércia e a gravidade são forças equivalentes. As ideias de Albert Einstein (foto) revolucionaram a física, mas não foram aceitas imediatamente. A comprovação da teoria viria em 29 de maio de 1919, quando especialistas da Real Sociedade Astronômica se reuniram em diferentes partes do mundo, inclusive no município de Sobral (CE), para observar um eclipse solar e verificar se o posicionamento alterado das estrelas na ocasião era compatível com os cálculos feitos tomando como base as equações de Einstein. No dia seguinte, a manchete do jornal The New York Times decretou: ;Todas as luzes entortaram no Céu. A teoria de Einstein triunfa;.


Pets clonados

A China está construindo o maior centro mundial de clonagem de animais, com a ambição de fabricar cachorros, cavalos e vacas em série, na cidade portuária de Tianjin (norte). As instalações, que necessitaram de um investimento de 200 milhões de iuanes (cerca de R$ 116 milhões), incluirão um laboratório de clonagem e um banco de genes. A fábrica terá como foco a clonagem de animais domésticos, cachorros policiais, cavalos de corrida e vacas, para comercializá-los em escala industrial. A produção de animais começará em 2016. A ideia é produzir cerca de 100 mil embriões de vacas anualmente num primeiro momento, mas o objetivo é atingir a marca de 1 milhão anuais. Hwang Woo-suk, presidente da empresa sul-coreana Sooam, que está envolvida no projeto, tentou enganar todo o mundo em 2004 quanto garantiu que havia criado as primeiras células-tronco derivadas de um embrião clonado, mas vários especialistas revelaram que era mentira.



; Sexta-feira, 27
Protestos
pré-COP21

Começou pela Austrália a série de manifestações previstas no mundo todo, durante o fim de semana, para pressionar os líderes do mundo a tomarem uma ação decisiva contra as mudanças climáticas na conferência do clima em Paris, que começa amanhã. Milhares de pessoas se reuniram em Melbourne. ;Temos pessoas aqui das mais diversas origens, que vieram a participar deste momento;, disse Victoria McKenzie-McHarg, da Fundação Australiana para a Conservação. ;Nosso futuro depende de redução da poluição e de criar um futuro justo e equitativo para todos;, disse, diante de uma multidão que chegou a 40 mil pessoas, segundo uma contagem da polícia. A marcha, no centro de Melbourne, foi liderada por aborígenes e contou com a participação de crianças, agricultores, religiosos, políticos e até mesmo de um grupo que se autodenomina ;Anjos do clima;, que usava ternos brancos e asas emplumadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação