Técnico do Brasília se reinventa na Europa

Técnico do Brasília se reinventa na Europa

postado em 02/12/2015 00:00


Após quase duas semanas longe da capital, o treinador do Brasília, Omar Feitosa, vai ter hoje o primeiro contato com o elenco. Ele volta de um intercâmbio de conhecimentos técnicos que adquiriu em passagens por três clubes estrangeiros. A iniciativa de acompanhar o futebol de culturas diferentes foi pessoal. ;Tem um tempo que queria sair para fazer uma observação das equipes de fora, então, o recesso proporcionou a ida neste momento;, conta Omar. A última viagem para fora do Brasil a trabalho havia sido em 2006, quando esteve na Itália para se aprimorar com o Milan.

A primeira passagem do comandante do colorado foi pelo Rio de Janeiro para acompanhar a preparação do time norte-americano Orlando City para o amistoso contra o Flamengo, no Maracanã, em 15 de novembro. De lá, Omar partiu em direção à Europa para ver de perto o treino físico e tático de Hannover 96 e do Wolfsburg, clubes da Bundesliga. A oportunidade de desembarcar na terra dos campeões do mundo se deu em um período conturbado. Sob ameaças terroristas, o estádio de Hannover ficou fechado, mas os treinamentos aconteciam normalmente.

;Gosto como as coisas lá são feitas na parte técnica, tática, de gestão e de preparação física;, explica Omar. Segundo ele, o crescimento pessoal será aplicado no Brasília. ;A intensidade e a forma de aplicação do treinamento foi diferente de tudo que tenho vivenciado;, descreveu o treinador, que também fez intercâmbio como preparador físico na China e no Líbano.

O presidente do colorado, Luis Felipe Belmonte, confirma que, ao menos cinco jogadores, vêm de clubes de fora do DF atuar no Candangão de 2016 pelo Brasília. Entre eles, o goleiro Marcelo Carné, revelado pelo Flamengo, Michel Lorran, também formado por seis anos no rubro-negro carioca, e Thiago Martins, ex-zagueiro do Paysandu. Do elenco formado para a disputa da Copa Sul-Americana, apenas o atacante Morais não renovou contrato. Entre os atletas da capital contratados estão o meia Breno e o zagueiro Bruno, que atuaram no Botafogo-DF.

O clube, consagrado como o primeiro do DF a chegar a uma competição continental, foi o primeiro a iniciar a preparação para nova temporada, no dia 23 de novembro. Luis Felipe Belmonte esclarece que a proximidade do time candango com o rubro-negro carioca não faz parte de uma formalização. ;A parceria com o Flamengo acontece por ser o clube do coração do presidente;, brinca o dirigente. Hoje, o Gama se apresenta com novos treinador e auxiliar técnico, o italiano Amedeo Mangone e o brasileiro Reinaldo Gueldini, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação