Moradores resistem no Sol Nascente

Moradores resistem no Sol Nascente

» ALEXANDRE SANTOS Especial para o Correio
postado em 02/12/2015 00:00
 (foto: Andre Violatti/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Andre Violatti/Esp. CB/D.A Press)



Moradores do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, montaram barricadas para impedir a derrubada de imóveis irregulares durante mais uma ação de desocupação, realizada ontem, pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis). Um grupo formado por cerca de 30 pessoas ateou fogo a pneus a fim de impedir a entrada de tratores na região. Manifestantes também bloquearam uma faixa da Avenida Hélio Prates. Apesar da resistência, houve derrubada de 45 edificações.

Dois homens acabaram presos em meio ao protesto. Um deles foi flagrado com um estilíngue, atirando bolinhas de gude em direção aos policiais. O outro detido soltava rojões próximo à área onde ocorriam as demolições. Para conter os manifestantes, a tropa de choque da PM (BPChoque) revidou com tiros de balas de borracha e bombas de efeito moral. Famílias chegaram a subir nos telhados das casas para tentar resistir à operação, assim como aconteceu na última sexta-feira.

Uma idosa permaneceu trancada por cerca de uma hora em um imóvel. Ela só deixou o local depois de uma equipe da força-tarefa garantir transportar os seus pertences para a casa de um conhecido. Ao desocupar um dos imóveis, a PM encontrou um pé de maconha de cerca de 1m. O dono do entorpecente não foi identificado. Além disso, uma pessoa ficou ferida após parte de uma estrutura de concreto atingi-la no braço.

Quadra 105

Segundo a Agefis, a previsão é concluir essa etapa da ação até a próxima sexta-feira. A pasta informou que 200 construções irregulares serão demolidas até o fim das intervenções. No terreno, localizado em área de 245 mil metros quadrados, o GDF erguerá 2.148 casas, por meio do projeto Pró-Moradia 2, cujo objetivo é atender a 15.738 famílias. Concluídas as obras, a região se tornará a Quadra 105 do Sol Nascente.

200

Total de edificações irregulares que serão derrubadas pela Agefis no Condomínio Sol Nascente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação