Curitiba (PR)

Curitiba (PR)

postado em 02/12/2015 00:00
 (foto: HSBC/Divulgação)
(foto: HSBC/Divulgação)

Este ano, o Natal de Curitiba conta com uma nova atração musical, o Concerto de Natal Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembro, na Ópera de Arame. O público poderá ouvir famosas óperas mundiais e valsas do compositor austríaco Johann Strauss. Mais de 40 eventos natalinos vão agitar a cidade. Entre os destaques, está a Caminhatta de Natal, na Rua XV de Novembro. O Coral do Palácio Avenida também aposta em musicalidade e faz sucesso. As apresentações ocorrem há 25 anos. Com vozes de adultos e crianças, e uma ornamentação impressionante de cores e luzes, o palácio se tornou um dos cartões-postais da cidade.

Outro lugar que se transforma é o Paço da Liberdade. O Natal no Paço é um evento muito conhecido e tem como cenário uma construção tombada como patrimônio. Este ano, o clássico Pinóquio promete divertir o público com dança, música ao vivo, números circenses, teatro e o Papai Noel ; os elementos do espetáculo vão interagir com imagens tridimensionais projetadas na fachada do edifício. Mais informações no site www.natalcuritiba.com.br.


São Paulo (SP)

A Árvore do Parque do Ibirapuera é uma atração que, por si só, já faz valer uma caminhada noturna pelo lugar. Localizada na Praça Aldo Chioratto, em frente ao parque, a atração foi inaugurada, este ano, em tamanho menor, com 35 metros de altura. No ano passado, tinha 54 metros. A capital paulista receberá, também, as ;Caravanas Iluminadas;, carretas temáticas que circulam por diferentes áreas com destino ao Ibirapuera. Ao todo, 2 mil árvores em ruas e avenidas serão iluminadas na cidade. Outras, com motivos semelhantes, porém com altura média de 5 metros, vão enfeitar as praças paulistanas.

O Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, será palco de uma atração nada modesta: um Papai Noel de oito metros de altura, montado em uma bicicleta. Ao lado dele, uma Mamãe Noel do mesmo tamanho. O Parque Trianon, próximo à Avenida Paulista, vai ostentar uma versão inflável e maior do personagem mais tradicional do Natal. Acompanhada de 80 árvores decoradas, vai medir 15m. Na Vila Madalena, a decoração será feita de forma colaborativa, com artesanato e grafite. Artistas vão pintar 200 postes do bairro. O restante da decoração vem em garrafas PET.


Belo Horizonte (MG)
Em dezembro, a capital mineira é invadida pelo clima do Natal, e a ornamentação temática transforma a cidade. O principal ;ponto de luz; desta época é a Praça da Liberdade, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte. A praça é cartão-postal de Belo Horizonte, estará repleta de enfeites e luzes que remetem às tradições mineiras. O Natal na Praça da Liberdade é tradicional entre os belo-horizontinos, mas também atrai turistas de outras partes do Brasil. Ela já começou a ganhar suas primeiras lâmpadas decorativas, mas ainda não há data confirmada para o lançamento das luzes.

Além da Praça da Liberdade, mais locais se transformam. As árvores da Avenida Barbacena e a sede da Companhia Energética de Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, ficam de cara nova neste período, enfeitadas a caráter. Para decorar a cidade em 2014, mais de 1 milhão de microlâmpadas foram utilizadas em três cores (branca, vermelha e verde), além de 700 adornos de estrelas e bolas. Tradicionalmente, a decoração é mantida até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia dos Reis Magos. (Com informações de Rafaella Panceri)



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação