Nova retração na indústria

Nova retração na indústria

postado em 18/12/2015 00:00
A indústria brasileira apresentou retração nas atividades no mês de novembro. A pesquisa Sondagem Industrial, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o índice de evolução da produção ficou em 40,9 pontos no mês passado ante 44,6 pontos registrados em outubro. Os indicadores da pesquisa variam no intervalo de 0 a 100, com valores abaixo de 50 indicando evolução negativa.
Com relação ao emprego, o índice que trata do número de empregados ficou em 42 pontos em novembro, contra 42,2 no mês anterior. De acordo com o levantamento, a utilização da capacidade instalada ficou estável em 66% pelo quinto mês consecutivo. A CNI ressalta que o porcentual está 7 pontos abaixo do registrado no mesmo mês de 2014.

Expectativas

O pessimismo em dezembro com relação a demanda, compras de matérias-primas e número de empregados foi predominante e é maior que o observado no mesmo mês de anos anteriores.
O índice que trata da demanda ficou em 41,8 pontos em dezembro, bem abaixo dos 43,5 registrados em novembro. A expectativa para compras de matérias-primas caiu de 41,4 no mês passado para 40,5 neste mês. Já o índice de expectativa para o número de empregados nos próximos seis meses caiu de 40,5 para 40,3, o que indica retração.
O índice de intenção de investir aumentou 1,6 ponto, chegando a 42,4 pontos, mas permanece baixo, 10 pontos inferior ao registrado há um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação