Cinema para todos os gostos

Cinema para todos os gostos

Ricardo Daehn
postado em 18/12/2015 00:00




com uma série de filmes internacionais inéditos em Brasília, o 4; Curta Brasília revela a faceta democrática de acolher a diversidade de programação, ao mesmo tempo em que propicia, com entrada franca, uma efetiva ocupação do Cine Brasília (106/107 Sul).

Entre os estrangeiros, neste fim de semana destacam-se filmes espanhóis e franceses, programados, respectivamente, para o domingo às 15h e para às 17h. No caso do primeiro bloco de fitas, o festival contará com filmes premiados na Europa. Já às 17h será a vez dos curtas franceses, com olhar diferenciado: trata-se de animações que contemplam a linguagem documental.

Concentrando a visão num recorte local de atrações, a partir das 17h, o evento traz como atração a Mostra José Eduardo Belmonte, em que o cineasta será representado por filmes como Tepê, estrelado, entre outros, por Andrade Junior; e 50 anos em 5, drama de 2010 em que um cinquentão aposta na paixão platônica por uma jovem vista na travessia do Eixão.

Na dobradinha de programação às 19h, filmes locais poderão ser assistidos. É o caso de De repente, assinado por Bruno Dutra Caldas, em que são explicitadas relações de natureza e sexualidade, numa fita estrelada pelo ator João Campos. Mistério é o mote de outro curta, Escuro do medo, de João Gabriel Caffarelli, que esmiuça a rara situação de um homem cuja mulher está dominada pelo medo do escuro.

Contemplando a realidade de interesses pessoais sobrepostos aos da comunidade o filme paulista Mancha de sangue no porcelanato se firma como atração das 21h de hoje. Nele, uma criança ferida em condomínio testa o conceito de individualidade. O filme é assinado por Fernando Sales Rocha. Tendo como pano de fundo a luta contra a dominação do agronegócio, o documentário Índios no poder, na programação das 21h, trata da falta de representação das Nações Indígenas e da candidatura do cacique Ládio Veron.

Amanhã, a partir das 10h, o programa de fitas chega sob o selo Surdocine ; O som e o sentido, tendo como atrações o curta documental A onda traz, o vento leva, do premiado pernambucano Gustavo Mascaro. Às 19h, será a vez do bloco de filmes que contemplam a animação brasiliense José, detida numa longa espera para um homem resignado.

ROTEIRO

Em cartaz
007 CONTRA SPECTRE
(Spectre, Reino Unido, EUA, 2015, ação, 150 min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Sam Mendes. Com Daniel Craig, Christoph Waltz, Monica Bellucci.Uma enigmática mensagem do passado de James Bond o coloca em uma investigação. Enquanto M enfrenta batallhas políticas para manter o serviço de inteligência funcionando, o espião tenta desvendar o que é Spectre. Cinemark Pier 10, às 18h e 21h20. Cinemark
Pier 13, às 21h. Cinemark Taguatinga 4 (dublado), às 15h25. Kinoplex ParkShopping 7 (Platinum), às 20h50.

AWAKE ; A VIDA DE YOGANANDA
(Awake: the life of Yogananda, EUA, 2014, documentário, 87min; classificação indicativa livre)
De Paola di Florio e Lisa Leeman. A vida de Yogananda, autor do clássico ;Autobiografia de Yogi;. Na década de 20, ele trouxe a espiritualidade hindu para o Ocidente, pregando a fuga da opressão do ego humano e da ilusão do mundo material. Além de materiais de arquivo, o filme, gravado ao longo de três anos, conta com a participação de 30 grupos ao redor do mundo para demonstrar a importância desta figura para yoga, religião, ciência e, principalmente, para a humanidade. Cinemark
Pier 13, às 18h50.

BEM CASADOS
(Brasil, 2015, comédia; não recomendado para menores de 12 anos)
De Aluízio Abranches. Com Alexandre Borges, Camila Morgado e Bianca Comparato. Solteirão convicto, Heitor ganha a vida comandando uma equipe que registra cerimônias de casamento e se mete em encrenca ao se tornar alvo de Penélope, que está desesperada para impedir o enlace matrimonial do amante. O roteiro, como em uma comédia romântica que se preze, é bem previsível. Os dois se conhecem na tal festa, ele a ajuda a esquecer o primo e os dois se apaixonam. A graça está no que vem no meio, como a discussão do papel do homem nos relacionamentos modernos. (V.N.). Cinemark Pier 10, às 13h20 e 15h40. Cinemark Taguatinga 6, às 14h e 19h25. JK Shopping 5, às 13h50, 17h30, 19h40 e 21h40. Kinoplex ParkShopping 2 (dublado), às 17h e 19h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação