Campeão e vice nas cabeças

Campeão e vice nas cabeças

Atlético-MG e Corinthians se livram de gigantes argentinos. Sorteio da fase de grupos é hoje

postado em 22/12/2015 00:00
 (foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - 1/11/15)
(foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - 1/11/15)



No momento em que vive o pior momento de sua história, com presidentes de federações afastados e sob investigação no Brasil e no exterior, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem tudo para fazer hoje, a partir das 21h30 (horário de Brasília), o melhor sorteio da história da fase de grupos da Libertadores da América.


Ao contrário de eventos recentes desastrosos, na reunião desta vez, em Assunção, no Paraguai, não haverá suspense quanto ao nome de nenhum clube participante ; nada de ;Brasil 4;, ;Venezuela 2; ou ;Chile 3; para designar classificados até então desconhecidos.


Agora, não só todos os times estão definidos como, pela primeira vez na história, os times classificados estarão divididos em potes. A classificação se baseia no novo ranking da Conmebol, divulgado ontem pela entidade.


Com a nova classificação, os campeões de países como Bolívia, Colômbia e Venezuela perderam a condição de cabeças de chave. A prioridade foi abrir espaço para os times mais vencedores da competição, dando preferência aos resultados dos últimos 10 anos. Dois brasileiros estarão no pote 1: Corinthians e Atlético-MG, respectivamente campeão e vice do último Nacional.


O torneio de 2016 quebrará o recorde de campeões numa só edição. Isso porque, na noite de domingo, o Atlético Nacional conquistou a 38; vaga ao derrotar o Junior de Barranquilla na decisão do Torneio Finalización da Colômbia. Com isso, a Libertadores terá 15 campeões. No ano passado, foram 14.


Entre os times brasileiros, o único que terá de disputar a pré-Libertadores será o São Paulo. Mas, como estará no primeiro pote desta fase, o tricolor se livrou de adversários mais difíceis, como a Universidad de Chile e o colombiano Independiente Santa Fe. Os possíveis adversários do time do Morumbi são: Caracas, Oriente Petrolero, Independiente del Valle, Cesar Vallejo, River Plate-URU e Puebla.


Com o desenho divulgado pela entidade sul-americana, a princípio, Corinthians, Palmeiras e São Paulo poderiam cair no mesmo grupo. Outro brasileiro que também poderia enfrentar o atual campeão brasileiro na fase de grupos é o Grêmio. Em coletiva de imprensa, ontem, os representantes da Conmebol não informaram se haverá uma barreira para a disputa de equipes do mesmo país em um só grupo.


Os três melhores brasileiros no ranking da entidade ; Cruzeiro, Internacional e Santos ; não participam da Libertadores do ano que vem. Desta forma, Corinthians, oitavo colocado, e Galo, 13;, acabaram beneficiados com o formato.





Todos os classificados

; Pote 1

Atlético-MG
Boca Juniors (ARG)
Corinthians
Nacional (URU)
Olimpia (PAR)
Peñarol (URU)
River Plate (ARG)
San Lorenzo (ARG)

; Pote 2
Atlético Nacional (COL)
Bolívar (BOL)
Cerro Porteño (PAR)
Colo Colo (CHI)
Emelec (EQU)
Grêmio
Palmeiras
The Strongest (BOL)

; Pote 3
Cobresal (CHI)
Deportivo Cali (COL)
Deportivo Táchira (VEN)
LDU (EQU)
Melgar (PER)
Rosario Central (ARG)
Sporting Cristal (PER)
Trujillanos (VEN)

; Pote 4
Pumas Unam (MEX)
Toluca (MEX)
6 vencedores da pré-Libertadores

; Pré-Libertadores
Caracas (VEN)
Cesar Vallejo (PER)
Guaraní (PAR)
Huracán (ARG)
Independiente del Valle (EQU)
Oriente Petrolero (BOL)
Puebla (MEX)
Racing (ARG)
River Plate (URU)
Santa Fe (COL)
São Paulo
Universidad de Chile (CHI)





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação