Avanço de Cruz chama a atenção

Avanço de Cruz chama a atenção

postado em 01/02/2016 00:00
 (foto: Brendan Hoffman/Getty Images/AFP)
(foto: Brendan Hoffman/Getty Images/AFP)

Na briga pela nomeação republicana de Iowa para a campanha presidencial, o empresário Donald Trump segue à frente dos outros doze concorrentes, mas com vantagem reduzida graças ao crescimento do apoio ao senador Ted Cruz. Segundo pesquisa encomendada pelo The Des Moines Register, o magnata do setor imobiliário chega ao fim da disputa no estado com o apoio de 28% dos opositores, cinco pontos percentuais à frente de Cruz.


Assim como na disputa democrata, o comparecimento dos eleitores na convenção republicana é o fator-chave para a vitória em Iowa. De olho nessa variável, Trump dedicou parte de seu comício de sábado ao pedido para que seus apoiadores saiam de casa para participar do encontro partidário, mesmo que esteja nevando. ;Vocês já estão acostumados com isso em Iowa, não é mesmo?;, perguntou.


Segundo o jornal americano The Hill, uma parcela significativa dos apoiadores de Trump são pessoas que nunca participaram de uma convenção em anos anteriores, o que pode dificultar sua capacidade de mobilização para os encontros do partido. Apesar de o empresário disputar uma indicação partidária pela primeira vez, observadores políticos destacam que ele possui uma equipe de campanha organizada. Depois de dedicar o sábado a comícios em cidades do leste de Iowa, Trump reservou a agenda da véspera das convenções para dar entrevistas a canais de televisão e participar de eventos em comunidades religiosas do oeste do estado.

Cristãos

O movimento é uma tentativa de ganhar espaço no terreno de Cruz, que possui um sólido apoio entre o eleitorado cristão, tradicional base de apoio dos republicanos em Iowa. Mesmo sob os ataques de Trump ; que insiste em criticar o senador por ter nascido no Canadá e por ter se manifestado em favor de uma reforma do sistema de imigração americano ;, os números da campanha de Cruz tem demonstrado um crescimento consistente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação