Excesso compromete função renal

Excesso compromete função renal

postado em 01/02/2016 00:00

A ingestão de suplementos sem a orientação profissional aumenta o risco de superdosagem de substâncias no corpo, sobrecarregando os rins. Um exemplo claro disso é quem consome muita carne e leite diariamente e simplesmente acrescenta whey protein (proteína do soro do leite) à dieta. ;É bom lembrar que o brasileiro, de uma foram geral, tem um consumo de proteína adequado. A proteína é necessária para a reconstrução do tecido muscular, algo especialmente importante para atletas e praticantes de atividades físicas em geral. Por isso, é bom se preocupar e estar atento com o risco da sobrecarga, de passar da dosagem com um whey protein. O controle com um profissional é sério, essencial;, alerta Magno Luiz de Miranda.


O nutricionista esportivo lembra que existem linhas de suplemento, como os pré-treinos, que são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por apresentarem risco à saúde ou por não terem autorização de comercialização no Brasil. ;Imagine alguém que vai correr na esteira e toma um produto dessa linha, que acelera os batimentos cardíacos. A própria corrida vai estimular a frequência do coração, que, associada a essa linha de produtos, aumenta o risco de uma parada cardíaca;, detalha.


Já os termogênicos ; conhecidos como queimadores de gorduras ; podem conter algum estimulante e/ou medicamento para a perda de peso. ;É preciso cuidado com essas linhas de produtos porque, na verdade, podem acionar o gatilho para uma série de problemas de saúde;, complementa Miranda. A atenção é ainda maior, ressalta o especialista, para os anabolizantes. ;Eles são considerados medicamentos e estão sendo cada vez mais utilizados por praticantes de musculação. A falta de informação e de acompanhamento médico, o abuso das quantidades, o uso contínuo e a busca pelo corpo perfeito a qualquer preço formam um ;coquetel explosivo;;. (LM)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação