Brasília-DF

Brasília-DF

por Denise Rothenburg » deniserothenburg.df@dabr.com.br - Paulo de Tarso Lyra » paulodetarso.df@dabr.com.br - (Interino)
postado em 17/02/2016 00:00
Morrendo de medo

A cúpula do Conselho de Ética da Câmara pediu socorro ontem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em reunião ontem com o novo presidente da entidade, Cláudio Lamachia, os integrantes do colegiado indagaram se a OAB não teria advogados disponíveis para ajudá-los na batalha contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

; ; ;

Lamachia marcou o encontro para demonstrar o apoio da OAB ao afastamento de Cunha da Presidência da Casa, enquanto o processo de cassação contra ele estiver em andamento. Foi pego de surpresa com o apelo dos parlamentares, que queriam indicações de nomes para auxiliar em uma representação jurídica contra as manobras regimentais do peemedebista fluminense.

; ; ;

Em tese, esse mandado de segurança poderia ser feito por consultores jurídicos da Casa. Aí está a chave para o pedido de ajuda externa. Ninguém do corpo técnico da Câmara quer confrontar Cunha, temendo que, caso ele escape da cassação, promova uma caça às bruxas.

Aprovou...

Relator do Orçamento de 2015, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) está preparando um projeto para tornar o orçamento realmente impositivo, não apenas as emendas parlamentares. A ideia é tirar todos os carimbos constitucionais e obrigações de repasses do atual modelo orçamentário e permitir que o governo maneje livremente os recursos aprovados pelo Congresso.

...Tem que gastar

;Hoje, o governo fica engessado em um orçamento completamente carimbado e em expectativas de receita que nem sempre se concretizam;, explicou Barros. Se no fim do ano faltarem recursos pela frustração de receitas, o governo emitiria títulos. Se sobrasse, economizaria. ;Acabariam os restos a pagar;, declarou ele, jurando que o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, adorou a proposta.

Esperteza tributária

O senador Reguffe (PDT-DF) reforçou ontem que a falta de correção da tabela do Imposto de Renda é uma ;esperteza tributária do governo;. Reguffe tem um projeto que propõe a correção automática da tabela do IR com base no IPCA + 1%. ;A faixa de isenção atual é de R$ 1.903. Se fosse atualizada com base na inflação dos últimos 20 anos, seria de R$ 3.250;, calculou Reguffe.

Sou contra

Na reunião da bancada do PMDB no Senado, o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi contra o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que altera as regras de exploração do pré-sal. ;O pré-sal é o que salvará as finanças da Petrobras.; Mudou alguns votos internos, antes favoráveis à proposta do tucano.

Extremistas/ Petistas apelidaram o grupo de procuradores que colherá hoje o depoimento do ex-presidente Lula, liderado por Cássio Roberto Conserino, de Estado Islâmico.

Continência/ A bancada de senadores do PT almoçará com Lula amanhã, na sede do instituto do ex-presidente, para demonstrar solidariedade ao chefe.

Vai que.../ O Senado formará um grupo de trabalho com ministros e ex-ministros da Saúde para debater o zika vírus. ;Por que não chamar o futuro ministro? Marcelo Castro pode decidir ficar na bancada após a eleição de líder do partido na Câmara;, provocou o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (foto), de Goiás.

Mole pro Vasco/ Ao ouvir do deputado Sílvio Costa (PSC-PE) que defenderia Lula na tribuna, o também deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) ironizou. ;Defender quem não é formalmente acusado é fácil.;



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação