IR: dúvidas já podem ser enviadas

IR: dúvidas já podem ser enviadas

» Mariana Areias Especial para o Correio
postado em 24/02/2016 00:00

Um acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) garantirá que a partir de 1; de março os leitores do Correio Braziliense tenham as dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda deste ano tiradas no jornal e no site. Além do esclarecimento sobre questões gerais, como quem deve prestar contas ao Fisco ou sobre deduções, o Correio publicará diariamente respostas de especialistas do CFC às perguntas dos contribuintes envidas por meio do e-mail economia.df@dabr.com.br.

Apesar de poucas regras terem sido modificadas para a declaração deste ano, os contribuintes devem ficar atentos aos detalhes para evitar a malha fina. O presidente do conselho, José Martonio Coelho, disse que, muitas vezes, erros de digitação fazem com que as declarações fiquem retidas na Receita.

Este ano, entre as principais modificações que precisam ser levadas em conta na hora de prestar conta, estão a obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes a partir de 14 anos e a de profissionais como médicos e advogados relatarem o CPF individualizados dos beneficiários dos serviços.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, foram designados cinco especialistas em Imposto de Renda para auxiliarem nas dúvidas dos leitores do Correio. ;Os profissionais são conselheiros do CFC e possuem empresas de contabilidade. Escolhemos a dedo aqueles mais qualificados para atuar nessa parceria;, afirmou Coelho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação