Brasília, um bom lugar para viver

Brasília, um bom lugar para viver

Estudo feito por uma consultoria internacional coloca a capital como a cidade brasileira com melhor qualidade de vida. No ranking, ela aparece na 106ª posição, à frente do Rio de Janeiro, de São Paulo e Manaus. Ao todo, 230 locais foram pesquisados

» BERNARDO BITTAR » MARIANNA NASCIMENTO ESPECIAL PARA O CORREIO
postado em 24/02/2016 00:00
 (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)


Desde 1987, trechos das músicas de Renato Russo indicavam que Brasília era a melhor cidade para viver. Quase três décadas depois do lançamento de Faroeste caboclo, a empresa de consultoria Mercer divulgou estudo apontando que a capital é, de fato, a unidade da Federação com a qualidade de vida mais alta do Brasil. O ranking analisou 230 locais ao redor do mundo, listando quatro cidades brasileiras. Pelo segundo ano consecutivo, Brasília é a primeira delas, ocupando o 106; lugar, seguida pelo Rio de Janeiro (117;), por São Paulo (121;) e Manaus (125;).
O estudo faz parte da Pesquisa de qualidade de vida mundial divulgada anualmente pela Mercer. Para chegar aos resultados finais, 39 fatores são observados e reagrupados em 10 grandes itens (veja quadro). A empresa analisa, entre outras coisas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a segurança, a educação e a mobilidade, além de categorias subjetivas como estabilidade, clima e cenário político. ;Consideramos apenas quatro cidades brasileiras e, quando comparamos Brasília com o Rio, São Paulo e Manaus, notamos que a capital recebeu melhores notas em diversos assuntos. A média é boa, e a cidade tem a mesma posição global há anos, o que significa que os serviços permanecem com uma qualidade média estável;, explicou a consultora de remuneração da Mercer, Karla Costa.

Segundo ela, entre as cidades brasileiras que entraram no ranking, Brasília se destacou consideravelmente. Recebeu boas notas em fatores relacionados a serviço e moradia, poluição de ar, crime e trânsito. Além disso, a capital recebeu destaque em aspectos referentes a higiene e infraestrutura, como a disponibilidade de água potável e esgoto. ;São quesitos que têm maior peso na pesquisa, alcançando até 19% da média total, atrás apenas do ambiente político, que representa 23,5%;, contou Karla.

Sobre o trânsito, o fundador da Pizzaria Dom Bosco, Elci Veríssimo Gomes, 66 anos, que diariamente atravessa a faixa de pedestres entre a comercial e a residencial da 308 Sul, não tem do que reclamar. ;Vim de Minas Gerais. Brasília é mais organizada e segura. As pessoas realmente se encaixam no que é imposto pelo governo, como as normatividades.; Para ele, outros quesitos bem qualificados pela Mercer são merecedores de destaque. ;Nosso céu é um cartão-postal, o que demonstra limpeza. Temos boas escolas públicas e um ambiente social cheio de liberdade;, acrescentou.

Amor pela cidade

Morador de Taguatinga, Manoel Salvino, 64 anos, é um veterano da capital que não abre mão de viver aqui. Nascido na Paraíba, veio para Brasília no fim da década de 1950, aos 7 anos de idade. Hoje, aproveita os dias de folga para se dedicar à paixão pela corrida. Para ele, Brasília é o lugar ideal para quem é adepto de esportes. ;Tem muito lugar bom para treinar, do Parque da Cidade às ruas do Plano Piloto;, afirma o funcionário público. ;Quem fala mal de Brasília não a conhece.;

Ao contrário de Manoel, o consultor Fernando Kappel, 43, é recém-chegado à cidade, mas o pouco tempo já foi suficiente para a capital se tornar o lugar preferido do gaúcho. Ele se mudou para cá há um ano, depois de viver quatro anos em Goiânia e, antes, na Serra Gaúcha e em Porto Alegre, onde nasceu. ;Gostei daqui e quero ficar, justamente pela qualidade de vida. Aqui tem segurança, oportunidade de trabalho e a vantagem de não ser frio;, brincou Fernando. O morador de Águas Claras destaca também o projeto urbanístico do Plano Piloto e as opções culturais ; fatores que ele considera preponderantes para a qualidade de vida. ;Gosto de como os espaços são abertos e integrados, sem cercas e muros altos. A diversidade musical também é muito boa, tem um cenário muito bacana para quem curte rock.;

A Pesquisa de qualidade de vida mundial é divulgada anualmente. Nesta edição, a consultoria incluiu um novo fator de avaliação: segurança pessoal. Nessa categoria, Luxemburgo ocupa o primeiro lugar. Entre as brasileiras, Manaus é a melhor colocada. Haverá uma análise específica de doenças infecciosas que fala sobre o zika vírus ainda este ano. ;Sabemos que é um tema difícil, mas Brasília tem uma boa média nesse quesito também; ao menos, é melhor que as demais localidades analisadas. Possivelmente, problemas com a doença não serão suficientes para diminuir a nota da cidade;, concluiu Karla Costa.



Para saber mais

Consultoria

A Mercer é uma subsidiária integral da empresa norte-americana Marsh & McLennan (MMC), especializada em serviços profissionais e no fornecimento de consultoria e de soluções a clientes nas áreas de risco, estratégia e capital humano. Com receita anual superior a US$ 13 bilhões, os 57 mil funcionários da MMC fornecem informações para clientes em mais de 130 países por meio de diferentes braços da empresa: a Marsh, de corretagem de seguros e gerenciamento de riscos; a Guy Carpenter, de serviços de risco e mediação de resseguro; a Mercer, de consultoria de talento, saúde, aposentadoria e investimento; e a Oliver Wyman, de consultoria de gestão.


O estudo

Fatores considerados na Pesquisa de qualidade de vida mundial
; Ambiente político e social (crime, estabilidade interna, relações com outros países etc.)
; Ambiente econômico (regulamentações cambiais, serviços bancários)
; Ambiente sociocultural (liberdade pessoal, mídia e censura etc.)
; Saúde e higiene (serviços hospitalares, água potável, doenças infecciosas etc.)
; Escola e educação (disponibilidade de escolas)
; Serviços públicos e transporte (telefone, transportes públicos, eletricidade etc.)
; Recreação (variedade de restaurantes, cinemas, atividades esportivas etc.)
; Bens de consumo (comida, bebidas, itens de consumo diário etc.)
; Moradia (infraestrutura, manutenção etc.)
; Meio ambiente (clima, desastres naturais)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação