Nova versão do programa no site

Nova versão do programa no site

postado em 06/03/2016 00:00

Os contribuintes que ainda não prestaram contas ao Leão devem baixar uma nova versão do (1.1) programa do Imposto de Renda de 2016, disponível no site da Receita Federal (www.fazenda.receita.gov.br) antes de transmitir a declaração.

Na semana passado, o supervisor nacional do Imposto de Renda do Fisco, Joaquim Adir, advertiu que a primeira versão do programa estava com um problema na verificação de pendência para validação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de dependentes.

;O programa estava deixando passar se tivesse erro em pendência. Por segurança, para evitar que o contribuinte caia em malha, disponibilizamos uma nova versão. Quem já entregou a declaração e tiver algum problema, nós vamos corrigir. A gente consegue verificar depois isso internamente e fazer a correção;, explicou.

Na prestação de contas deste ano, os responsáveis passaram a ser obrigados a informar o CPF dos dependentes com 14 anos ou mais. Até 2015, era preciso declarar somente os a partir de 16 anos. Além dessa mudança, outra que promete dar trabalho ao contribuinte, é a da necessidade de profissionais liberais identificarem os beneficiários dos serviços pelo documento.

Sem perda
Segundo a Receita Federal, o contribuinte que já preencheu a declaração, total ou parcialmente, e ainda não transmitiu, não vai perder dados, pois eles serão transferidos automaticamente para a nova versão do programa do Imposto de Renda. ;O contribuinte deve baixar a nova versão, finalizar o preenchimento e fazer a transmissão.;

De acordo com o Fisco, quem tentar transmitir a declaração feita na versão original do programa (IRPF2016 1.0), receberá um aviso alertando sobre a necessidade de fazer o download e utilizar a nova versão. O prazo final de entrega do Imposto de Renda é 23h59 de 29 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação