O que faz o zelador?

O que faz o zelador?

postado em 06/03/2016 00:00
;O zelador é aquela pessoa que auxilia o síndico, recebe as queixas de moradores e cuida da conservação do condomínio. É o encarregado de ser o braço direito do síndico;, destaca o diretor do Sindicato dos trabalhadores em imobiliárias e condomínios do Distrito Federal (Seicon-DF), Paulo Inácio Cardoso. ;Em alguns casos, o zelador acaba exercendo também a função de porteiro, mas o ideal é que as atribuições sejam diferenciadas. O porteiro deve coordenar a entrada e a saída de pessoas do residencial, enquanto o zelador deve acompanhar a execução de serviços no prédio, prezar pela conservação do condomínio, entre outras funções;, completa o diretor.

Confira as atribuições do zelador e do porteiro definidas pela Classificação Brasileira de ocupações:

Zelador
Zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos.

Porteiro

Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, inclusive comerciais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, previnem perdas, evitam a entrada de pessoas estranhas; controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação