Três modelos, um só coração

Três modelos, um só coração

A CB 500 chega ao Brasil a partir de julho com mudanças visuais e técnicas, mas as três versões têm o mesmo motor, de 48cv a 8.500rpm e torque de 4,55kgfm a 7.000rpm

postado em 16/06/2016 00:00
 (foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)

Quando a Honda apresentou a nova linha CB 500 no Brasil, em 2013, composta dos modelos F, para uso urbano; R, mais esportiva; e X, do tipo aventureira, também estava resgatando a mística cilindrada que ficou esquecida por mais de uma década. A estratégia foi projetar um modelo que dividisse praticamente tudo, reduzindo os custos de produção, mas com três roupagens diferentes para atender a três segmentos distintos. A partir de julho, a nova geração, com modernizações visuais e técnicas, chega ao mercado brasileiro quase simultaneamente ao lançamento mundial.

Produzida em Manaus (AM), a linha CB 500 tem compacto motor de dois cilindros em linha, com 471cm3 de cilindrada, refrigeração líquida e injeção eletrônica. São 48cv a 8.500rpm e torque de 4,55kgfm a 7.000rpm. O mesmo propulsor equipa os três modelos, assim como o quadro em tubos de aço, do tipo diamond. As rodas de liga leve têm aros de 17 polegadas de diâmetro. Os freios, com disco único de 320mm de diâmetro na dianteira e 240mm na traseira, são equipados com ABS de série.

O modelo R tem um R a mais no nome para confirmar a orientação esportiva. A CBR 500R vem com a roupagem mais agressiva, semelhante à superesportiva Fireblade (CBR 1000RR), com o conjunto de iluminação composto de duplo farol mais afilado e com luz de posição de LED. A carenagem também ganhou contornos mais vincados e a rabeta vem com entradas de ar, como na prima mais esportiva. O tanque de combustível com nova tampa articulada teve a capacidade aumentada em 1 litro, passando para 16,7l.

Outra medida para conferir visual mais esportivo e também ronco encorpado é o sistema de escapamento, que está menor. A ponteira tem desenho trapezoidal. Além disso, o manete de freio passa a ter cinco regulagens de altura. Na parte técnica, a suspensão dianteira, com tubos de 41 milímetros de diâmetro e 120mm de curso, ganhou regulagens na pré-carga. A suspensão traseira é do tipo mono, com 119 milímetros de curso. O painel é digital.

Aventureira

A versão F, CB 500F, é uma naked e também conta com as mesmas medidas de suspensão, tanque de combustível e escapamento, além do banco bipartido da R. Porém, o conjunto óptico tem farol único. Já o novo modelo X, CB 500X, de utilização mista, ganhou tanque maior, com capacidade para 17,5 litros. A posição de pilotagem é diferente, com guidão mais alto, e o para-brisa ganhou 100 milímetros na altura, aberturas para ventilação, além de dois níveis de regulagem mecânica.






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